Os estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática – OBM e do Torneio Meninas na Matemática – TM² estarão reunidos para participar da 28ª Semana Olímpica. O evento, a ser realizado entre os dias 26 de janeiro e 1º de fevereiro, na cidade de Salvador (BA), dará início ao processo de seleção das equipes que irão representar o Brasil nas diversas competições internacionais de matemática.
O encontro, que já se tornou tradicional, ocorre todo ano, sempre em diferentes cidades do Brasil. Durante o evento, os alunos participam de aulas avançadas de matemática, ministradas por uma equipe de professores selecionados por todo o país. Além das aulas, há palestras que apresentam outras olimpíadas para os estudantes, entre elas, a Olimpíada de Matemática do Cone Sul, Ibero-americana de Matemática (OIM), Internacional de Matemática (IMO), European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) e a Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC), o que acaba motivando os alunos a participarem do processo de seleção internacional.
Desde 2016, Samuel Barbosa Feitosa (UFBA) coordena o evento. Ele ressalta a importância da aproximação que a Semana Olímpica precisa ter com os estudantes de todas as regiões do país.
“Temos interesse em disseminar a matemática para todas as regiões do Brasil. Dentro dos objetivos da Olimpíada nós queremos melhorar a qualidade de ensino nas escolas, disseminar a matemática para o máximo possível de alunos. É muito importante conseguirmos colocar sementinhas de matemática de alto nível, dar oportunidade aos alunos de galgar novos horizontes”.
Como encerramento das atividades, será realizada, na sexta-feira (31/01), a Cerimônia de Premiação, ocasião na qual serão premiados os estudantes vencedores de medalhas de ouro, prata e bronze de ambas competições.
A Semana Olímpica é uma iniciativa da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o patrocínio da fintech de soluções financeiras Stone, por meio do Instituto Stone, seu braço social. A primeira edição do evento foi realizada em 1998. O evento é considerado hoje a mais importante e tradicional reunião de treinamento e confraternização da comunidade olímpica.
Premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) 2024
Premiadas no Torneio Meninas na Matemática (TM²) 2024