Estão abertas as inscrições para o Programa Especial de Treinamento Internacional da Olimpíada Brasileira de Matemática (PETI-OBM), uma iniciativa dedicada a impulsionar o potencial de estudantes de famílias de menor poder aquisitivo e que demonstram excelente desempenho em competições matemáticas.
O programa vai selecionar 100 estudantes de todo o país para participar de um ciclo intensivo de formação, com foco na preparação para olimpíadas nacionais e internacionais de matemática. Com duração de seis meses (de maio a novembro de 2025), o PETI-OBM oferecerá 20 horas semanais de atividades, incluindo tutoria especializada, recursos tecnológicos, apoio psicológico e bolsa mensal para cada participante.
Para o coordenador-geral, Krerley Oliveira, “O programa acadêmico PETI-OBM permite que os estudantes aprendam assuntos fundamentais para o sucesso em olimpíadas nacionais e internacionais de matemática, ministrados por uma equipe de professores de primeira linha. Esperamos que assim esses estudantes tenham oportunidades que possam mudar sua trajetória, obtendo resultados que os credenciem a ingressar em instituições importantes do país e do exterior”, afirma.
Podem se candidatar estudantes a partir do 8º ano do Ensino Fundamental até o fim do Ensino Médio em 2025, que tenham participado de olimpíadas do conhecimento, especialmente das áreas de exatas, e que comprovem renda familiar de até um salário mínimo por pessoa. É necessário ter disponibilidade para acompanhar as aulas e se dedicar ao programa.
As inscrições estão abertas de 14 de abril a 07 de maio de 2025.
O PETI-OBM é organizado pela Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com financiamento da Fundação Carina.