DESTAQUES

Brasil é campeão na Olimpíada Ibero-americana de Matemática no Chile

28 de setembro, 2025

A equipe brasileira conquistou o primeiro lugar na 40ª edição da Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM), realizada até ontem (28) em Temuco, no Sul do Chile. O time brilhou ao somar três medalhas de ouro e uma de prata.

Os destaques de ouro foram Levi Magalhães Pereira Castello Branco (CE), com 35 pontos, Bruno Machado Feltran (SP), com 33 pontos, e Vinícius Pimentel Nunes Portella de Macêdo (PE), com 28 pontos. Já a medalha de prata foi conquistada por Erick Akira Koga (SP), que obteve 22 pontos. A equipe contou com a liderança dos professores Eduardo Wagner e Rafael Filipe dos Santos, ambos do Rio de Janeiro.

Na classificação extraoficial por países, o Brasil ficou em primeiro lugar com 118 pontos, seguido por México (99 pontos) e Peru e Espanha (96 pontos cada). A tradicional Taça Porto Rico, que premia o país com maior progresso nas últimas três edições, foi entregue ao Paraguai.

Os estudantes que representaram o Brasil foram escolhidos a partir de um processo seletivo que considerou os resultados da 46ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), além do desempenho obtido na IMO e na prova de seleção específica.

Sobre a OIM

Criada em 1985, a Olimpíada Ibero-americana de Matemática reúne anualmente jovens talentos da América Latina, Espanha e Portugal, promovendo o intercâmbio cultural, a cooperação acadêmica e o incentivo ao aprendizado da matemática. Desde sua primeira participação, o Brasil acumula 144 medalhas na competição, consolidando-se como uma das delegações mais fortes do evento.