O Brasil teve um desempenho de destaque na 27ª edição da Olimpíada Ibero-Americana de Matemática Universitária (OIMU), realizada em 2024, conquistando oito prêmios, entre medalhas de prata, bronze e menções honrosas. A competição reuniu estudantes de oito países ibero-americanos, reforçando o intercâmbio acadêmico e o espírito de cooperação entre jovens talentos da matemática.
Os estudantes brasileiros premiados foram:
-
João Rafael Silva de Azeredo (Maceió – AL) – Medalha de Prata
-
Yvens Ian Prado Porto (Campinas – SP) – Medalha de Prata
-
João Vitor Vieira de Castro (Campinas – SP) – Medalha de Bronze
-
Victor Emanuel de Sousa Silva (Teresina – PI) – Medalha de Bronze
-
Carlos Eduardo Pereira Sampaio (São José dos Campos – SP) – Medalha de Bronze
-
Pedro Pereira Carvalho (Rio de Janeiro – RJ) – Medalha de Bronze
-
Davi Braga Garcia Amaral (Rio de Janeiro – RJ) – Menção Honrosa
-
Jeann da Rocha Silva (Maceió – AL) – Menção Honrosa
Também participaram da equipe brasileira Caio Harley Constâncio Neves (Rio de Janeiro – RJ) e Paulo Otávio Portela Santana (Fortaleza – CE), que contribuíram para o excelente desempenho coletivo do país.
Criada em 1998, a OIMU é uma competição voltada a estudantes de graduação de universidades da América Latina e da Península Ibérica. Em 2024, os participantes enfrentaram sete desafiadoras questões ao longo de cinco horas de prova, com pontuações distribuídas conforme o grau de dificuldade dos problemas.
O Brasil reafirmou sua tradição em formar matemáticos de alto nível. As conquistas na OIMU refletem o forte preparo acadêmico e o talento dos jovens brasileiros, que vêm se destacando cada vez mais no cenário internacional da matemática.