DESTAQUES

Edmilson Motta recebe Prêmio Paul Erdős

9 de fevereiro, 2026

O professor Edmilson Motta, Coordenador Acadêmico da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), foi agraciado neste ano com o Prêmio Paul Erdős, concedido pela World Federation of National Mathematics Competitions (WFNMC). A honraria reconhece contribuições de destaque para o desenvolvimento e o fortalecimento das competições matemáticas, com impacto direto na formação de jovens talentos e na melhoria do ensino da Matemática.

Criado em 1992, o Prêmio Paul Erdős distingue pesquisadores e educadores que se destacam na elaboração de desafios matemáticos e na promoção das olimpíadas científicas como importantes ferramentas de aprendizagem. Nomeado em homenagem ao matemático húngaro Paul Erdős (1913–1996), o prêmio reflete o espírito de colaboração, criatividade e difusão do conhecimento que marcou sua trajetória.

À frente da coordenação acadêmica da OBM, Edmilson Motta tem desempenhado papel fundamental no aperfeiçoamento dos processos de seleção e treinamento das equipes brasileiras que participam de competições internacionais, bem como na elaboração de problemas de alto nível. Seu trabalho tem sido decisivo para a consolidação da OBM como uma das principais olimpíadas científicas do país.

Os vencedores do Prêmio Paul Erdős são selecionados pelo Comitê Executivo e Consultivo da WFNMC, a partir de recomendações do Subcomitê de Prêmios da federação. A WFNMC é uma organização internacional afiliada à International Commission on Mathematical Instruction (ICMI) e atua na promoção, no estudo e no aprimoramento das competições matemáticas em âmbito global.

Trajetória acadêmica e contribuições

Edmilson Luis Rodrigues Motta é uma das principais lideranças das Olimpíadas de Matemática no Brasil e na América Latina. Atua há mais de dez anos como Coordenador Acadêmico da OBM e, há mais de três décadas, é um dos mais importantes criadores de problemas olímpicos do país, com centenas de questões propostas para olimpíadas nacionais e internacionais.

Também há mais de 30 anos participa da seleção e do treinamento das equipes brasileiras que competem na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), na Olimpíada Ibero-Americana de Matemática e na Olimpíada Matemática do Cone Sul. Ao longo desse período, exerceu as funções de líder, vice-líder e coordenador em diversas edições da IMO, além de ter integrado por vários anos o IMO Advisory Board (atual IMO Board).

Em 2017, foi Chairman da IMO, realizada no Rio de Janeiro — a primeira edição do evento no Brasil. Sua atuação foi central para o sucesso da competição, amplamente reconhecida pela comunidade internacional.

Além de seu trabalho na organização de competições, Edmilson Motta possui relevantes contribuições para a educação matemática no Brasil, especialmente na edição de livros e revistas voltados a estudantes e professores. Atualmente, é editor de coleções da Sociedade Brasileira de Matemática voltadas à Iniciação Científica e às Olimpíadas de Matemática, além de editor-chefe da tradicional Revista do Professor de Matemática.

A conquista do Prêmio Paul Erdős por Edmilson Motta reforça a tradição brasileira de excelência na Matemática Olímpica. O Brasil já havia sido anteriormente reconhecido com a honraria em 2018, quando o matemático Carlos Gustavo Tamm de Araújo Moreira, Coordenador Geral da OBM, recebeu o prêmio por sua destacada atuação na formação de estudantes e no fortalecimento das olimpíadas matemáticas.

Com essa nova premiação, a Olimpíada Brasileira de Matemática consolida-se como referência internacional, evidenciando o impacto do trabalho contínuo de seus coordenadores e colaboradores na promoção da Matemática e no estímulo a jovens talentos em todo o país.