INSTRUÇÕES PARA POLO PRESENCIAL

POLO PRESENCIAL

1 – As provas serão realizadas nos dias 19 e 20 de outubro, das 14h00 às 18h30 (horário de Brasília).  O tempo total de prova é de 4 horas e meia. Após este tempo não poderá escrever mais nada. Será avisado quando faltar 15 minutos de prova.

2- No dia da prova os estudantes devem apresentar um documento de identificação original com foto.

3- Os estudantes devem levar lápis, borracha, apontador, régua, compasso e caneta(s) esferográfica(s) na(s) cor(es) preta ou azul. O ideal é que o estudante tenha mais de uma caneta esferográfica e teste todas antes da prova.

4- Não utilize materiais de consulta ou equipamentos eletrônicos para a resolução das questões. Telefones celulares deverão permanecer guardados e obrigatoriamente desligados durante a prova. O desrespeito a esta regra resultará na desclassificação do estudante.

5- Não será permitido o uso de cadernos, manuais, livros, anotações, impressos ou similares.

6- No dia da prova o estudante não poderá usar óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

7- Alimentos e bebidas são permitidos. Reserve um pequeno lanche e mantenha-se hidratado durante a prova.

8- Antes de começar a responder as questões, os estudantes devem certificar-se de que não esteja faltando nenhuma pergunta ou se existe qualquer defeito gráfico que dificulte a leitura. Os enunciados estão claros e não haverá retirada de dúvida. Leia atentamente cada questão.

Deve estar sobre a mesa apenas:

a. Lanches e garrafa d’água;
b. Documento de identificação;
c. Materiais de escrita e borracha; e
d. Régua, compasso e par de esquadros sem marcações adicionais. Todos os demais materiais devem estar guardados.

9- Todas as provas serão digitalizadas para correção, por este motivo, é importante que cada problema seja resolvido em folha separada.  Todas as folhas de soluções devem conter o nome completo, nível, cpf e o número problema ao qual corresponde. Caso seja folha de rascunho também deve conter nome completo e o nome `Rascunho`. O aluno só pode escrever um problema por folha e em apenas um lado da folha. Um problema pode ocupar mais de uma folha. Caso tenha necessidade, o aluno pode solicitar mais folhas em branco.

10- Os estudantes devem manter os princípios de honra olímpica. Atitudes como tentar copiar as respostas de outro candidato ou utilizar material externo como anotações ou aparelhos eletrônicos podem desclassificar o estudante.

11- Os participantes não poderão comunicar-se com outros candidatos durante a prova.

11- Não é permitido tirar “selfie” dentro da sala de provas ou ainda fotografias dos exames.

12- O aluno só poderá entregar a prova após uma hora do início. Todo o material deverá ser entregue ao término da prova.

13- Ao participar, os alunos se comprometem a NÃO divulgar o conteúdo das questões, assim como as soluções, por qualquer meio de comunicação oral, visual, escrito ou eletrônico, até a publicação das provas no site da OBM.

14- As provas serão corrigidas por uma banca de professores selecionados pela Coordenação Acadêmica da OBM.

15- As notas dos estudantes serão divulgadas no site da OBM (www.obm.org.br).

16- A divulgação dos estudantes premiados na 45ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) será realizada no site da OBM em data que ainda será anunciada.

A AOBM deseja uma ótima prova a todos!