DESTAQUES

Com ouro máximo equipe do Brasil volta da OMCPLP

11 de setembro, 2018

A equipe brasileira que participou da 8ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), realizada entre os dias 2 e 8 de setembro, em São Tomé e Príncipe, voltou ao país com duas medalhas de ouro e duas de prata.

Eduardo Quirino, de Brasília (DF), se destacou por conseguir o chamado “ouro 42” – quando um participante conquista a medalha de ouro com a pontuação máxima possível na prova. Marcelo Lage, de Belo Horizonte (MG), conquistou medalha de ouro, enquanto Luciano Rodrigues, de Fortaleza (CE), e Gustavo Neves, de Belo Horizonte (MG), ganharam medalhas de prata.

Com este resultado, a equipe brasileira liderada por Ana Karoline Borges, do Rio de Janeiro (RJ) e Kellem Santos, de Brasília (DF), ficou em primeiro lugar no ranking geral da competição. Nas oito edições da OMCPLP, o Brasil já conquistou 13 medalhas de ouro, 18 de prata e uma de bronze.

Idealizada com objetivo de melhorar a qualidade do ensino, a descoberta de talentos em matemática e fomentar o estudo da Matemática nos países lusófonos, a Olimpíada contou nesta edição com a participação de estudantes de sete países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Veja as provas aqui.

Leia também: 

Equipe que disputará a 8ª Olimpíada da CPLP é anunciada