DESTAQUES

Lá vão eles: Equipe brasileira embarca para disputar a Olimpíada Ibero-americana de Matemática

22 de setembro, 2018

A delegação brasileira de matemática, formada por quatro estudantes e dois professores, embarcou para Europa no início da noite deste sábado (22), onde disputará a 33ª edição da Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM), que acontece até o dia 28 deste mês nas cidades de La Rábida (Espanha) e Monte Gordo (Portugal).

O time brasileiro é formado por Pedro Lucas Lanaro Sponchiado (SP), Bernardo Peruzzo Trevizan (SP), Bruno Brasil Meinhart (CE) e Pedro Gomes Cabral (PE). Os líderes da equipe são os professores Eduardo Wagner (RJ) e Carlos Gustavo Tamm de Araújo Moreira (RJ).

Segundo o cronograma do evento, a cerimônia de abertura acontecerá na segunda-feira (24). As provas serão aplicadas no período da manhã dos dias 25 e 26. Nessas datas, os estudantes terão quatro horas e 30 minutos, em cada dia, para resolver três problemas de Matemática, valendo 7 pontos cada. Os resultados serão conhecidos durante a cerimônia de encerramento, que ocorrerá na sexta-feira (28), onde além das medalhas, será também entregue a Taça Porto Rico, atribuída à equipe que registre o maior progresso ao longo das últimas três edições do evento. As atividades se encerram no sábado (29), quando as delegações voltam para casa.

Este ano, além da equipe brasileira, participam da competição times de outros 23 países. No ano passado, o Brasil conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata, e com este resultado, o segundo lugar na classificação geral. As equipes brasileiras têm um histórico de sucesso no torneio com um total de 120 medalhas conquistadas até 2017.

Leia também

Divulgada equipe brasileira para a Olimpíada Ibero-americana de Matemática