DESTAQUES

Olimpíada Brasileira de Matemática 2018: Confira as dicas para a prova

31 de outubro, 2018

Estar bem preparado para a prova da 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é muito importante para alcançar um bom resultado. Confira algumas dicas e instruções para o dia da prova.

Níveis e datas

  • Nível 1: Os estudantes do nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) terão uma prova discursiva contendo cinco questões, a ser realizada na terça-feira (13).
  • Nível 2: Os estudantes do nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) terão duas provas discursivas realizadas nos dias terça-feira (13) e quarta-feira (14), com três problemas em cada dia.
  • Nível 3: Os estudantes do nível 3 (Ensino Médio) terão duas provas discursivas realizadas nos dias terça-feira (13) e quarta-feira (14), com três problemas em cada dia.
  • Nível Universitário: Os estudantes do nível universitário (Estudantes de graduação) terão duas provas discursivas realizadas nos dias terça-feira (13) e quarta-feira (14), com três problemas em cada dia.

Locais de prova

Os coordenadores regionais determinaram locais de aplicação onde as provas serão realizadas. Os estudantes dos níveis 1, 2 e 3 devem dirigir-se ao Local de Aplicação que consta no recibo da sua confirmação de participação. Já os estudantes que concorrem no Nível Universitário devem ficar atentos às instruções de cada coordenador universitário.

Recomendamos aos estudantes visitar o local com antecedência e calcular quanto tempo é necessário para chegar até lá.

Horário

14h00 (horário de Brasília). Não haverá mudança de horário.

Evite situações de estresse. É recomendado aos estudantes chegar aos locais de prova pelo menos 30 minutos antes do início da prova.

Duração da prova

A duração da prova é de 4 horas e 30 minutos. Não há tempo mínimo.

Documentos necessários

Nos dias de prova, é obrigatória a apresentação de um documento de identificação legível, com foto e número do CPF. Alunos que não possuam CPF poderão indicar o número do documento do responsável legal (pai ou mãe).

O que levar no dia da prova

Os estudantes devem se apresentar portando unicamente lápis, régua, borracha, compasso, apontador e caneta esferográfica na cor preta ou azul. O ideal é que o estudante leve mais de uma caneta esferográfica e teste todas antes da prova.

Alimentos e água podem ser levados nos dias de prova. Recomenda-se levar alimentos de fácil manuseio, como biscoitos, chocolate e barras de cereal. Não é bom exagerar na quantidade, já que o excesso pode fazer com que você se desconcentre.

Não levar 

Como em anos anteriores, não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos, calculadoras, computadores, nem consulta a notas, livros ou similares. Celulares deverão permanecer desligados durante a prova. Tampouco será permitido o uso de régua de cálculo e transferidor.

O que deve fazer durante a prova

Os estudantes devem preencher a ficha com seus dados e verificar que a prova esteja completa. Antes de começar a responder as questões, os estudantes devem certificar-se de que não esteja faltando nenhuma pergunta ou se existe qualquer defeito gráfico que dificulte a leitura. Os dados pessoais devem ser registrados na ficha de inscrição.

Todas as provas serão digitalizadas para correção, por este motivo, é importante que cada problema seja resolvido no caderno de respostas correspondente e que o estudante identifique todas as folhas com os dados solicitados.

Todo o material deverá ser entregue ao término da prova.

O que não é permitido durante a prova

Os estudantes devem manter os princípios de honra olímpica. Atitudes como tentar copiar as respostas de outro candidato ou utilizar material externo como anotações ou aparelhos eletrônicos podem desclassificar o estudante.

Os participantes não poderão comunicar-se com outros candidatos durante a prova.

Não é permitido tirar “selfie” dentro da sala de provas ou ainda fotografias dos exames.

Ao participar, os alunos se comprometem a NÃO divulgar o conteúdo das questões, assim como as soluções, por qualquer meio de comunicação oral, visual, escrito ou eletrônico, até a publicação das provas no site da OBM.

Divulgação de resultados

As notas dos estudantes serão divulgadas no site da OBM (www.obm.org.br) dia 18 de dezembro de 2018. Haverá recebimento de pedidos de revisão de notas, por meio de formulário online, disponível no site da OBM, apenas no dia 19 de dezembro de 2018 até as 18h00 (horário de Brasília). Não haverá extensão do prazo de revisão de notas.

A divulgação dos estudantes premiados na 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) está prevista para o dia 21 de dezembro de 2018 no site da OBM.

 

Leia também:

Confira a lista de convidados dos níveis 1, 2 e 3 para a fase única da OBM 2018

2ª Fase da OBM 2018 – Nível Universitário. Veja se você é um dos aprovados e prepare-se para a prova

Prepare-se para as Olimpíadas de Matemática refazendo provas de anos anteriores!