DESTAQUES

Equipe feminina embarca para disputar a EGMO na Ucrânia

5 de abril, 2019

As integrantes da equipe feminina de matemática embarcaram nesta sexta-feira (5) rumo a Kiev, na Ucrânia, onde acontecerá mais uma edição da European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO). A competição ocorrerá entre os dias 7 e 13 deste mês, reunindo 196 candidatas de 50 países.

A equipe brasileira conta com a experiência de duas ‘atletas’ com participação anterior na competição. Mariana Bigolin Groff, de Frederico Westphalen (RS), vencedora de medalha de prata (2018) e bronze (2017) e Ana Beatriz Cavalcante Pires de Castro Studart, de Fortaleza (CE), que conquistou a medalha de prata no ano passado. Além disso, compõem a equipe verde amarela Maria Clara de Lacerda Werneck, do Rio de Janeiro (RJ) e Bruna Arisa Shoji Nakamura, de Indaiatuba (SP). As estudantes estarão acompanhadas por Deborah Barbosa Alves, de São Paulo (SP) e Luize D´Urso Viana, do Rio de Janeiro (RJ).

A participação brasileira na EGMO 2019 é financiada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e as escolas onde as estudantes estudam. Esta é a terceira vez de uma equipe nacional disputa o certame, que existe há 8 anos. Na competição, o país soma até hoje, quatro medalhas de bronze, duas de prata e uma menção honrosa.

Leia também:

Equipe feminina que competirá na EGMO é anunciada