DESTAQUES

Equipe feminina que competirá na EGMO é anunciada

25 de janeiro, 2019

Foi anunciada, durante a cerimônia de premiação da 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2018, em Anápolis (GO), a equipe brasileira que competirá na 8th European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) de 2019. A competição ocorrerá este ano entre os dias 7 e 13 de abril e terá como sede a cidade de Kiev, na Ucrânia. Candidatas de mais de 50 países são esperadas para a disputa.

O Brasil será representado por: Ana Beatriz Cavalcante Pires de Castro Studart, 17 anos, de Fortaleza (CE); Mariana Bigolin Groff, 17 anos, de Frederico Westphalen (RS); Maria Clara de Lacerda Werneck, 17 anos, do Rio de Janeiro (RJ), e Bruna Arisa Shoji Nakamura, 15 anos, de Indaiatuba (SP). As jovens foram premiadas na OBM de 2018, sendo selecionadas por meio de uma prova única, realizada na quarta-feira (24), durante a 22ª Semana Olímpica. As estudantes serão lideradas por Deborah Barbosa Alves, de São Paulo (SP) e Luize D´Urso Viana, do Rio de Janeiro (RJ).

Histórico 

A EGMO é uma competição internacional similar à Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, da sigla em inglês), com duas provas realizadas em dois dias consecutivos. Em 2017, foi a primeira vez que uma equipe do Brasil participou do certame, que existe há 8 anos. Na competição, o país soma até hoje, quatro medalhas de bronze, duas de prata e uma menção honrosa. 

Leia também:

Confira o calendário de testes de seleção que serão aplicados em 2019

40ª Olimpíada Brasileira de Matemática já tem vencedores

Conheça a equipe que competirá na próxima RMM, na Romênia