DESTAQUES

Estudantes brasileiros vencem o 8º Concurso Universitário de Matemática Galois-Noether

11 de abril, 2019

Os estudantes Thiago Landim de Souza Leão, de Recife (PE), Thiago Ribeiro Tergolino, do Rio de Janeiro (RJ) e Wesley Rodrigues Machado, também do Rio de Janeiro (RJ), conquistaram os três primeiros lugares na classificação final do 8º Concurso Universitário de Matemática Galois-Noether. Ao todo, participaram 79 estudantes.

Realizado a distância, o concurso conta com duas etapas: uma com 25 questões de múltipla escolha, que no Brasil foi a mesma prova da primeira fase da 40ª OBM-Nível Universitário, e outra com seis perguntas discursivas, valendo 10 pontos cada, que foram resolvidas em até quatro horas e media de prova. Os enunciados das provas da 1ª e 2ª Fases da competição podem ser consultados aqui.

Sobre o concurso

O Concurso Galois-Noether é um torneio anual de matemática voltado para estudantes universitários e tem como finalidade difundir a importância da resolução de problemas na Matemática e áreas afins, detectar jovens talentosos e ajudá-los a desenvolver suas carreiras na Matemática e criar uma comunidade incumbida de resolver problemas matemáticos.