DESTAQUES

Universitários conquistam 14 medalhas na Bulgária

2 de agosto, 2019

A delegação universitária que representou o Brasil na 26ª Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC) conquistou ao todo 14 medalhas, sendo três de ouro (First Prize), seis de prata (Second Prize) e cinco de bronze (Third Prize). O evento terminou nesta sexta-feira (2), em Blagoevgrad, Bulgária.

Os destaques da delegação nacional foram Thiago Landim de Souza Leão, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), George Lucas Diniz de Alencar, da PUC-Rio e Rafael Filipe dos Santos, do Instituto Militar de Engenharia (IME), todos ganhadores de medalha de ouro.  Durante a cerimônia, Leonardo Andrade Joau e Silva, do ITA, recebeu o prêmio Fair Play, por ter apresentado uma atitude positiva ao solicitar aos organizadores a redução da pontuação num dos problemas da prova, após perceber um erro nos pontos inicialmente atribuídos.

Na classificação por equipes, o time do ITA ficou na 32ª posição entre as 78 equipes universitárias participantes, sendo a equipe latino-americana melhor colocada na competição.

A delegação brasileira contou com representantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), acompanhados pelos professores Davi Lima (UFAL), Ricardo Bortolotti (UFPE), Armando Gouveia (ITA) e Guilherme Freitas (IME).

O evento, organizado pelo University College London em parceria com a American University in Bulgaria, é a maior competição para estudantes universitários e recebe os mais destacados graduandos em matemática e ciências afins de todo o mundo. Este ano e evento contou com a participação de 360 competidores.

Resultado Brasileiro

Nome Instituição Pontos Prêmio
Thiago Landim de Souza Leão UFPE 57 1st. Prize
George Lucas Diniz Alencar PUC-Rio 51 1st. Prize
Rafael Filipe dos Santos IME 51 1st. Prize
Mateus Siqueira Thimóteo ITA 47 2nd. Prize
Gabriel Tostes Messias Pereira ITA 41 2nd. Prize
Bruno Costa Alves Freire ITA 39 2nd. Prize
Gabriel Vinícius de Souza Silva IME 39 2nd. Prize
Ana Karoline Borges Carneiro IME 37 2nd. Prize
Pietro Motta Geronimi IME 36 2nd. Prize
Leonardo Andrade Joau e Silva ITA 34 3rd. Prize
Lucas de Moura Herlin IME 33 3rd. Prize
Gabriel Laurentino Silva Henriques IME 32 3rd. Prize
Pedro Soares da Costa Mota e Souza ITA 32 3rd. Prize
Pedro de Souza Martins IME 30 3rd. Prize
Guilherme Goulart Kowalczuk ITA 20 Menção Honrosa
Pedro Henrique Alencar Costa IME 13 Menção Honrosa

Leia também:

Universitários estão na Bulgária para representar o país em competição internacional de matemática