DESTAQUES

Equipe brasileira conquista três ouros e uma prata na Olimpíada Ibero-americana realizada no México

19 de setembro, 2019

A equipe que representou o Brasil na 34ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM), no México, conquistou três medalhas de ouro e uma de prata.

Os destaques do time brasileiro foram Pedro Gomes Cabral, de Recife (PE), ouro (41 pontos); Bernardo Peruzzo Trevizan, de Canoas (RS) e Gabriel Ribeiro Paiva, de Fortaleza (CE), ambos com ouro (37 pontos). O grupo teve ainda uma prata (24 pontos) com Samuel Prieto Lima, de Goiânia (GO).

Os jovens foram selecionados entre os medalhistas da 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Como preparação para a competição, a equipe participou de treinamentos intensivos com aulas específicas e simulados, realizados em São Paulo (SP) e Niterói (RJ). Os líderes da equipe foram os professores Bruno Holanda, de Goiânia (GO) e Samuel Barbosa Feitosa, de Salvador (BA).

Nos dias 15 e 16 um total de 89 estudantes de 24 países competiram resolvendo problemas de matemática olímpica. Na classificação extraoficial por países, as três primeiras posições foram obtidas por Peru (161 pontos), Brasil (129 pontos) e México (114 pontos). A Taça Porto Rico foi para República Dominicana, por ter sido o país com maior progresso nas últimas três edições da competição. Em 2020 a olimpíada será realizada no Peru.

Veja as provas da Ibero 2019  Saiba mais no site oficial do evento.

 

Leia também:

Equipe brasileira já está no México para disputar a Ibero-americana

Equipe brasileira para a Ibero-americana do México é anunciada