DESTAQUES

Brasil participa da 1st Cyberspace Mathematical Competition (CMC)

2 de julho, 2020

Com a organização de diversas competições internacionais de matemática sendo afetadas em razão da pandemia do novo coronavírus, novas modalidades começaram a ganhar destaque como é o caso das competições online. Seguindo esta tendência, o Brasil foi convidado a participar da 1st Cyberspace Mathematical Competition (CMC). A competição, realizada totalmente online, ocorrerá nos dias 13 e 14 de julho e reunirá jovens talentos de diversos países que costumam participar da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO).

Cada país participante deverá estar representado por uma equipe de até oito estudantes, devendo, neste caso, contar com pelo menos duas meninas no grupo, além de um professor líder. Serão dois dias de prova, com quatro problemas em cada dia, dispostos em ordem crescente de dificuldade, que devem ser resolvidos individualmente em um tempo máximo de cinco horas. A equipe brasileira estará formada por Ana Beatriz Cavalcante Pires de Castro Studart (CE); Bernardo Peruzzo Trevizan (SP); Francisco Moreira Machado Neto (CE); Gabriel Ribeiro Paiva (CE); Jamile Falcão Rebouças (CE); Olavo Paschoal Longo (SP); Pablo Andrade Carvalho Barros (PI) e Pedro Gomes Cabral (CE). Os estudantes serão liderados pelo professor Edmilson Motta (SP).

Todos os representantes do time Brasil foram premiados na 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2019. A seleção da equipe foi realizada com base nos resultados obtidos pelos estudantes no processo seletivo que definirá a equipe que competirá na IMO, em setembro deste ano.

Voltada para estudantes do ensino médio, com até 19 anos, ou que não tenham ingressado na universidade ou equivalente, a competição tem como objetivos fornecer a oportunidade para que jovens estudantes possam ter maior envolvimento com problemas de matemática de alto nível, desafiadores e interessantes, além de conhecer, pelo menos virtualmente, colegas de outros países com os mesmos interesses.

O evento é possível graças a parceira entre a American Mathematics Competitions (AMC) e a Art of Problem Solving (AoPS).  A competição contará com diversas atividades online, além de fóruns de discussão e socialização para os participantes. Uma vez terminado o certame, os resultados serão publicados no  site oficial.

 

Leia também: 

IMO 2020: Evento será realizado online em setembro

27th IMC: competição de matemática universitária será realizada online