DESTAQUES

Brasil conquista seis medalhas em competição online de matemática

21 de julho, 2020

O início desta terça-feira (21) foi marcado pelo encerramento da 1st Cyberspace Mathematical Competition (CMC) e o Brasil tem muito a comemorar nesta nova modalidade de competição. O saldo para a equipe verde e amarela foram duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze.

O ouro foi trazido por Bernardo Peruzzo Trevizan (SP) e Pedro Gomes Cabral (CE). Francisco Moreira Machado Neto (CE) e Gabriel Ribeiro Paiva (CE), receberam a prata, enquanto Olavo Paschoal Longo (SP) e Pablo Andrade Carvalho Barros (PI) ficaram com o bronze. A equipe brasileira contou também com a participação de Ana Beatriz Cavalcante Pires de Castro Studart (CE) e Jamile Falcão Rebouças (CE).

Foram convidados para participar do evento apenas os países que costumam enviar equipes para competir na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). A competição, realizada totalmente online, ocorreu nos dias 13 e 14 deste mês reunindo 555 jovens de 75 países. Cada país participante foi representado por uma equipe de até oito estudantes, devendo, neste caso, contar com pelo menos duas meninas no grupo. As provas foram aplicadas em cada país ou território participante, corrigidas por um time local de professores e posteriormente enviadas aos organizadores para verificação das pontuações atribuídas e definição dos resultados. Os responsáveis desta tarefa no Brasil foram os professores Edmilson Motta (SP), Matheus Secco (RJ) e Régis Prado Barbosa (SP).

Veja as provas 

Devido à pandemia do novo coronavírus, o cenário das competições de matemática precisou se adaptar por meio da criação de competições que possam fornecer, mesmo que virtualmente, a oportunidade para que jovens estudantes tenham contato com problemas de matemática de alto nível, desafiadores e interessantes. Todos os estudantes do time Brasil foram premiados na 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A seleção da equipe foi realizada com base nos resultados obtidos pelos alunos no processo seletivo que definirá a equipe que competirá na IMO, em setembro deste ano.

A CMC foi possível graças à parceira entre a American Mathematics Competitions (AMC) e a Art of Problem Solving (AoPS).  Para outras informações, acesse o site oficial.

Assista ao vídeo da cerimônia de encerramento e premiação

Leia também: 

Brasil participa da 1st Cyberspace Mathematical Competition (CMC)

IMO 2020: Evento será realizado online em setembro

27th IMC: competição de matemática universitária será realizada online