Foi definida, nesta segunda-feira (27), a equipe que representará o Brasil na 61st International Mathematical Olympiad (IMO) de 2020. Devido à pandemia causada pelo Covid-19, o evento, que ocorreria durante julho, em São Petersburgo, na Rússia, será realizado entre os dias 19 e 28 de setembro, em versão online.
Na competição, jovens de mais de 100 países disputam medalhas e certificados em provas de matemática de alto nível. A equipe brasileira, que possui jovens de quatro estados, é formada pelos estudantes: Bernardo Peruzzo Trevizan, 18 anos, de São Paulo (SP); Francisco Moreira Machado Neto, 18 anos, de Fortaleza (CE); Gabriel Ribeiro Paiva, 17 anos, de Fortaleza (CE); Guilherme Zeus Dantas e Moura, 18 anos, de Maricá (RJ); Pablo Andrade Carvalho Barros, 18 anos, de Teresina (PI) e Pedro Gomes Cabral, 17 anos, de Fortaleza (CE).
Equipe do Brasil
BRA 1: Bernardo Peruzzo Trevizan | BRA 2: Francisco Moreira Machado Neto | BRA 3: Gabriel Ribeiro Paiva |
BRA 4: Guilherme Zeus Dantas e Moura | BRA 5: Pablo Andrade Carvalho Barros | BRA 6: Pedro Gomes Cabral |
Os jovens selecionados, todos medalhistas da 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), são bastante experientes em matéria de competições de matemática olímpica, tendo sido premiados en diversas competições nacionais e internacionais. Para participarem da equipe, os estudantes passaram por três testes seletivos, além de meses de intenso treinamento. Os jovens estarão liderados pelos professores Carlos Gustavo T. de A. Moreira e Matheus Secco, ambos do Rio de Janeiro (RJ).
As provas estão marcadas para acontecer nos dias 21 e 22 de setembro e serão realizadas em cada país ou território participante. Os países deverão proporcionar centros de aplicação, previamente aprovados pelo conselho consultivo da IMO. O organismo também determinará fiscais internacionais, os quais terão a missão de acompanhar a aplicação das provas e garantir que as condições e procedimentos adotados sejam os mesmos encontrados em uma IMO normal. As cerimônias de abertura e encerramento serão virtuais, enquanto palestras e excursões, que fazem parte da programação, serão reemplazadas por atividades online. Uma vez finalizado o evento, as medalhas e certificados serão enviados aos líderes dos países participantes pelos correios.
Acesse todos os resultados do processo seletivo
Brasil na IMO
A IMO é a maior e mais importante competição científica do mundo para estudantes do ensino médio. O Brasil participa na competição desde 1979, tendo conquistado um total de 136 medalhas, o que o torna o país latino americano com maior número de premiações na competição. No ano passado, a equipe brasileira conquistou seis medalhas, sendo duas de prata e quatro de bronze.
Em 2017, foi organizada, no Rio de Janeiro, a 58ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). O evento foi um sucesso, com recorde de participantes.
Leia também
IMO 2020: Evento será realizado online em setembro