DESTAQUES

Conheça a equipe que representará o Brasil na IMO 2020

27 de julho, 2020

Foi definida, nesta segunda-feira (27), a equipe que representará o Brasil na 61st International Mathematical Olympiad (IMO) de 2020. Devido à pandemia causada pelo Covid-19, o evento, que ocorreria durante julho, em São Petersburgo, na Rússia, será realizado entre os dias 19 e 28 de setembro, em versão online.

Na competição, jovens de mais de 100 países disputam medalhas e certificados em provas de matemática de alto nível. A equipe brasileira, que possui jovens de quatro estados, é formada pelos estudantes: Bernardo Peruzzo Trevizan,  18 anos, de São Paulo (SP); Francisco Moreira Machado Neto, 18 anos, de Fortaleza (CE); Gabriel Ribeiro Paiva, 17 anos, de Fortaleza (CE); Guilherme Zeus Dantas e Moura, 18 anos, de Maricá (RJ); Pablo Andrade Carvalho Barros, 18 anos, de Teresina (PI) e Pedro Gomes Cabral, 17 anos, de Fortaleza (CE).

Equipe do Brasil

BRA 1: Bernardo Peruzzo Trevizan BRA 2: Francisco Moreira Machado Neto BRA 3: Gabriel Ribeiro Paiva
BRA 4: Guilherme Zeus Dantas e Moura BRA 5: Pablo Andrade Carvalho Barros BRA 6: Pedro Gomes Cabral

Os jovens selecionados, todos medalhistas da 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), são bastante experientes em matéria de competições de matemática olímpica, tendo sido premiados en diversas competições nacionais e internacionais. Para participarem da equipe, os estudantes passaram por três testes seletivos, além de meses de intenso treinamento. Os jovens estarão liderados pelos professores Carlos Gustavo T. de A. Moreira e Matheus Secco, ambos do Rio de Janeiro (RJ).

As provas estão marcadas para acontecer nos dias 21 e 22 de setembro e serão realizadas em cada país ou território participante. Os países deverão proporcionar centros de aplicação, previamente aprovados pelo conselho consultivo da IMO. O organismo também determinará fiscais internacionais, os quais terão a missão de acompanhar a aplicação das provas e garantir que as condições e procedimentos adotados sejam os mesmos encontrados em uma IMO normal. As cerimônias de abertura e encerramento serão virtuais, enquanto palestras e excursões, que fazem parte da programação, serão reemplazadas por atividades online. Uma vez finalizado o evento, as medalhas e certificados serão enviados aos líderes dos países participantes pelos correios.

Acesse todos os resultados do processo seletivo

Brasil na IMO

A IMO é a maior e mais importante competição científica do mundo para estudantes do ensino médio. O Brasil participa na competição desde 1979, tendo conquistado um total de 136 medalhas, o que o torna o país latino americano com maior número de premiações na competição. No ano passado, a equipe brasileira conquistou seis medalhas, sendo duas de prata e quatro de bronze.

Em 2017, foi organizada, no Rio de Janeiro, a 58ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). O evento foi um sucesso, com recorde de participantes.

Leia também

IMO 2020: Evento será realizado online em setembro