DESTAQUES

PAGMO 2021: saiba como participar do processo seletivo

6 de julho, 2021

A 1ª edição da Pan American Girls’ Mathematical Olympiad (PAGMO), que será realizada entre os dias 2 e 9 de outubro, promete agitar o mundo das olimpíadas femininas de matemática. Inspirada na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) e seguindo o formato da International Mathematical Olympiad (IMO), a competição terá dois dias de prova, cada um com três problemas de matemática, que devem ser resolvidos em quatro horas e meia de prova.

Participarão do evento equipes femininas de até quatro estudantes e duas professoras, de países do continente americano. Devido à pandemia, a primeira edição da disputa será realizada de forma remota.

Saiba como participar do processo seletivo

As quatro representantes da equipe brasileira serão selecionadas por meio de processo seletivo, realizado durante o mês de agosto.

Critérios de participação:

1. Ser estudante do sexo feminino,  que não concluirá o Ensino Médio antes de 1º de dezembro de 2022 e não completará 17 anos antes de 1 de outubro de 2021.

2. Ter recebido o certificado de Aluna Destaque pelo seu desempenho na OBM 2020 ou ter classificado para o TOP 22 da seletiva brasileira da EGMO 2021.

As estudantes que cumpram os critérios acima devem preencher o formulário de confirmação de participação até o dia 15 de julho. As estudantes que estejam dentro do primeiro critério, porém, não se encaixem no segundo, poderão solicitar participação neste formulário, também até a mesma data.

A lista com os nomes de todas as confirmadas para realização do 1° teste do processo seletivo será divulgada no dia 20 de julho, no site do TM². A seletiva será composta por dois testes, realizados virtualmente. o 1° teste acontecerá dia 2 de agosto. As 20 estudantes com as melhores pontuações serão convidadas para o 2° teste de seleção, que ocorrerá no dia 30 de agosto.

Resultados

Serão selecionadas as quatro estudantes mais bem colocadas, com cada teste valendo 50% da nota final, sem normalização.

Critérios não comentados aqui, seguirão o padrão da seleção de estudantes para olimpíadas internacionais, disponível aqui.

Para saber mais, visite o site do Torneio Meninas na Matemática (TM²) 

 

Leia também:

Disponibilizamos os certificados da 42ª OBM 

Anunciada a equipe brasileira da IMO 2021

33º Colóquio Brasileiro de Matemática tem Espaço Olímpico