DESTAQUES

Anunciada a equipe brasileira da IMO 2021

30 de junho, 2021

A Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM, anunciou hoje (30), a equipe brasileira que competirá na 62th International Mathematical Olympiad – IMO 2021. Devido à pandemia de Covid-19, a competição, que é organizada pela Rússia, ocorrerá entre os dias 14 e 24 de julho, novamente em formato virtual.

O time brasileiro estará composto por: Gabriel Ribeiro Paiva, de Fortaleza (CE); Marcelo Machado Lage, de Belo Horizonte (MG); Pablo Andrade Carvalho Barros, de Teresina (PI); Olavo Paschoal Longo, de São Paulo (SP); Pedro de Oliveira Lengruber Lack, de Nova Friburgo (RJ) e Gustavo Neves da Cruz, de Belo Horizonte (MG).

Os jovens foram premiados na OBM de 2020, sendo selecionados por meio de duas provas seletivas aplicadas em 24 de maio e 14 e 15 de junho. Os estudantes serão liderados pelos professores Edmilson Motta, de São Paulo (SP) e Davi Lopes, de Fortaleza (CE).

Resultado do processo de seleção

Brasil na IMO

O Brasil participou da IMO pela primeira vez em 1979 e, desde então, obteve 142 medalhas, o que o torna o país latino americano com maior número de medalhas na competição. No ano passado a equipe brasileira conquistou a melhor colocação da história do país,  ficando com o 10º lugar entre os 105 países que participaram do evento. Em 2017, foi organizada, no Rio de Janeiro (RJ), a 58ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO).

 

Leia também:

33º Coloquio Brasileiro de Matemática tem Espaço Olímpico

História e desafios de organizar as Olimpíadas de Matemática são debatidos em live 

Conheça os vencedores da 42ª OBM