Com uma medalha de ouro e cinco de prata, Brasil ocupou a 10ª colocação entre os países que participaram da 61st International Mathematical Olympiad (IMO) de 2020. O evento, que seria realizado em São Petersburgo, na Rússia, ocorreu de forma remota em 130 centros de aplicação, distribuídos nos mais de 100 países participantes.
O grande destaque da equipe brasileira foi Pedro Gomes Cabral, 17 anos, de Fortaleza (CE), que garantiu a medalha de ouro com 32 pontos. As medalhas de prata foram conquistadas por Bernardo Peruzzo Trevizan, 18 anos, de São Paulo (SP), 28 pontos; Guilherme Zeus Dantas e Moura, 18 anos, de Maricá (RJ), 28 pontos; Francisco Moreira Machado Neto, 18 anos, de Fortaleza (CE), 27 pontos; Gabriel Ribeiro Paiva, 17 anos, de Fortaleza (CE), 26 pontos; e Pablo Andrade Carvalho Barros, 18 anos, de Teresina (PI), 24 pontos. As provas foram aplicadas nos dias 21 e 22 de setembro.
Esta é a melhor colocação da história do país na competição. O Brasil ficou à frente de países como Japão, Singapura, Alemanha, Canadá, Romênia, França e todos os países nórdicos. O time que representou o país é formado por medalhistas da 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), liderados pelos professores Carlos Gustavo Tamm de Araújo Moreira (Gugu) e Matheus Secco Torres da Silva, ambos do Rio de Janeiro (RJ).
Veja o resultado da equipe brasileira
A cerimônia de encerramento e premiação da competição será realizada nesta segunda-feira (28) pelo Canal da IMO 2020 no YouTube, a partir das 07h00 (horário de Brasília).
Brasil na IMO
Realizada desde 1959, a IMO é destinada a estudantes secundários. Cada time é composto por uma equipe de até seis estudantes e dois professores. O Brasil é o país latino-americano com maior número de medalhas na competição, totalizando 142 até hoje. Em 2017 foi organizada, no Rio de Janeiro, a 58ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), com recorde de participantes.
Leia também
Conheça a equipe que repreenta o Brasil na IMO
Veja como foi a cerimônia de abertura
IMO 2020: Evento será realizado online em setembro