DESTAQUES

IMO 2020: Veja como foi a cerimônia de abertura

21 de setembro, 2020

Começou a 61st International Mathematical Olympiad (IMO) de 2020. Organizada em São Petersburgo, na Rússia, a cerimônia de abertura foi realizada neste domingo (20). O evento foi acompanhado pela internet por numerosos torcedores do mundo inteiro, que animados enviaram mensagens de apoio para as distintas equipes participantes.

A programação incluiu discursos de boas vindas de autoridades locais, o desfile das delegações dos países participantes, palavras do Presidente da IMO e alguns vídeos com informações históricas de São Petersburgo. O juramento olímpico foi realizado por um dos participantes do time local.

Os exames estão marcados para acontecer nos dias 21 e 22 de setembro e serão realizados em 128 centros de prova, distribuídos em mais de 100 países participantes. Cada teste começará no intervalo de tempo [07:30, 12:00] UTC/GMT, portanto, nenhum aluno iniciará um trabalho estritamente após o término de outro (em qualquer lugar do mundo). Comissários da IMO foram nomeados para supervisionar cada um dos centros de prova.

Após a competição, haverá um programa social para os participantes, incluindo um tour virtual por São Petersburgo. Além disso, matemáticos renomados darão palestras e entrevistas utilizando a plataforma de videoconferências Zoom.  A cerimônia de encerramento, também virtual, está marcada para acontecer em 28 de setembro.

Veja como foi a cerimônia de abertura da IMO 2020

 

Leia também

Iniciamos a contagem regressiva para a IMO 2020!

Conheça a equipe que representará o Brasil

IMO 2020: Evento será realizado on-line em setembro