DESTAQUES

Veja como foi a cerimônia de abertura da IMO 2021

18 de julho, 2021

A 62nd International Mathematical Olympiad (IMO) de 2021 já começou. Organizada por segundo ano consecutivo em São Petersburgo, na Rússia, a cerimônia de abertura foi realizada neste domingo (18) às 09h00 da manhã, horário de Brasília. O evento foi acompanhado pela internet por internautas do mundo todo, com grande destaque para a animada torcida brasileira, que marcou presença no chat do evento.

A programação, que abriu com um espectáculo de balé, incluiu discursos de boas vindas de autoridades locais, palavras do Presidente da IMOAB, professor Geoff Smith, e o tradicional desfile das delegações dos países participantes, que este ano foi animado por música eletrônica e uma dupla de violinistas. O juramento olímpico foi realizado por um dos participantes do time da Rússia.

Dupla de violinistas animou o desfile on-line das delegações participantes

 

As provas estão marcadas para acontecer nesta semana, em formato remoto, e devem ser realizadas nos mais de 100 países participantes. Cada teste começará num intervalo de tempo que permite que nenhum aluno inicie um trabalho estritamente após o término de outro (em qualquer lugar do mundo). Comissários da IMO foram nomeados para supervisionar cada um dos centros de prova.

Após a competição, os organizadores do país-sede promovem um programa social para os participantes, incluindo um tour virtual por São Petersburgo, atividades nas redes sociais da IMO 2021 e um campeonato de xadrez on-line. Além disso, matemáticos de grande destaque darão palestras e entrevistas virtuais para os participantes.  A cerimônia de encerramento e premiação, também virtual, está marcada para acontecer em 24 de julho.

Acesse a programação

Assista à cerimônia de abertura da IMO 2021

 

Leia também 

PAGMO 2021: saiba como participar do processo seletivo 

Disponibilizamos os certificados da 42ª OBM

33 Colóquio Brasileiro de Matemática tem Espaço Olímpico