DESTAQUES

Brasil encerra IMO 2021 com duas pratas, três bronzes e uma menção honrosa

23 de julho, 2021

Os jovens estudantes que representaram o Brasil ganharam duas medalhas de prata, três de bronze e uma menção honrosa na 62nd International Mathematical Olympiad (IMO) de 2021. Com este resultado, a delegação brasileira ficou no 35º lugar, com um total de 96 pontos, entre os 107 países participantes.

A competição este ano foi organizada por segundo ano consecutivo em São Petersburgo, na Rússia. As provas, que foram aplicadas em formato remoto, ocorreram nos dias 19 e 20 de julho. Os horários de aplicação foram sincronizados num intervalo de tempo, que permitiu que nenhum aluno desse início a um trabalho estritamente após o término de outro, em qualquer lugar do mundo. Além disso, comissários designados pela organização da IMO supervisionaram os centros de aplicação das provas.

Equipe brasileira na IMO 2021
Equipe brasileira na IMO 2021

 

Resultado do Time Brasileiro 

Nome Cidade – Estado Pontos Prêmio
Marcelo Machado Lage Belo Horizonte – MG 22 Prata
Olavo Paschoal Longo São Paulo – SP 21 Prata
Gabriel Ribeiro Paiva Fortaleza – CE 15 Bronze
Pablo Andrade Carvalho Barros Teresina – PI 15 Bronze
Gustavo Neves da Cruz Belo Horizonte – MG 14 Bronze
Pedro de Oliveira Lengruber Lack Nova Friburgo – RJ 9 Menção Honrosa

A equipe brasileira foi liderada pelos professores, Edmilson Motta, de São Paulo (SP) e Davi Lopes Alves de Medeiros, de Fortaleza (CE).

A cerimônia de encerramento e premiação está marcada para acontecer neste sábado (24) a partir das 09h00 (horário de Brasília) no Canal YouTube da IMO 2021 e deve ser acompanhada por internautas do mundo todo.

Processo de seleção

Os jovens brasileiros foram selecionados entre os medalhistas da 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Como preparação para enfrentar as provas, os integrantes da equipe participaram de treinamentos intensivos com aulas específicas e simulados, realizados on-line, nas semanas que antecederam a competição.

Sobre a IMO

Realizada desde 1959, a IMO é destinada a estudantes do ensino médio com idades que variam entre os 14 e 19 anos e que não tenham ingressado na universidade. Cada time é composto por uma equipe de até seis estudantes e dois professores. A edição deste ano registrou um total de 619 estudantes participantes. Em 2022 o evento ocorrerá em Oslo, na Noruega.

Confira as provas da IMO 2021

Leia também

Convocadas para o 1º teste de seleção da PAGMO 2021: confira os nomes

A Stone em parceria com a AOBM lançam a Stolimpíadas

33º Coloquio Brasileiro de Matemática tem Espaço Olímpico