DESTAQUES

Anunciada a equipe que representará o Brasil na PAGMO 2021

20 de setembro, 2021
O time que representará o Brasil na primeira edição da Pan-American Girls’ Mathematical Olympiad (PAGMO)  já está formado! A competição será realizada entre os dias 03 e 09 de outubro próximo. As provas e atividades acontecerão de modo virtual.

O torneio é inspirado na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) e segue o mesmo modelo da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), com dois dias de prova, cada um com três problemas e 4h30 de duração. A PAGMO este ano é organizada por representantes do Brasil, Chile, Equador, Espanha e México.

O time brasileiro é composto por Andrea Quintanilla Torrez, de Joinville (SC); Bilhana Plamenova Kochloukova, de Campinas (SP); Carolina Mallmann, de Porto Alegre (RS), e Fabrícia Cardoso Marques, de Fortaleza (CE).

As estudantes serão lideradas por Maria Clara Werneck, do Rio de Janeiro (RJ), e Luiza Clara Pacheco, de Fortaleza (CE).

 

 

 

 

 

 

 

O processo seletivo incluiu dois testes de seleção realizados nos dias 2 e 30 de agosto, cada um com quatro questões, com pontuação máxima de dez pontos. Cada prova correspondeu a 50% da nota final das alunas, que foram então ranqueadas, para finalmente selecionar as quatro mais bem colocadas.

Veja o Regulamento de Seleção  das Equipes Brasileiras para Competições Internacionais.

Confira os enunciados dos testes de seleção:

Primeiro Teste |Enunciados

Segundo Teste | Enunciados

Estudantes que participaram do processo seletivo e desejam ter acesso a sua nota e posição poderão entrar em contato com a coordenação  pelo e-mail [email protected] e realizar a solicitação.

Com informações do site do Torneio Meninas na Matemática (TM2)

 

Leia também:

A 3ª edição do Prolímpico chega ao fim; Confira as aulas

Conheça o resultado da 27ª Olimpíada de maio 

IMC 2021: universitários batem novo recorde de medalhas