A equipe brasileira que competirá na 63rd International Mathematical Olympiad (IMO) já está definida. A competição ocorrerá de forma presencial em Oslo, capital da Noruega, entre os dias 6 e 16 de julho.
O time brasileiro está composto por: Olavo Paschoal Longo, de São Paulo (SP); Marcelo Machado Lage, de Belo Horizonte (MG); Rodrigo Salgado Domingos Porto, do Rio de Janeiro (RJ); Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento, de Goiânia (GO); Gabriel Cruz Vitale Torkomian, de São Carlos (SP) e João Pedro Ramos Viana Costa, de Fortaleza (CE). A equipe será liderada pelos professores Régis Prado Barbosa e Rafael Miyazaki, ambos de São Paulo.
Equipe brasileira da IMO 2022
Todos os estudantes foram premiados no nível 3 da 43ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), sendo selecionados para representar o país na IMO por meio do processo seletivo que considerou, além dos resultados alcançados na 43ª OBM, o desempenho obtido nas três provas de seleção que foram aplicadas nos meses de abril e maio deste ano. Como preparação para a olimpíada internacional, a equipe deve participar de um treinamento intensivo, patrocinado pela Giant Steps Capital.
Sobre a IMO
Realizada pela primeira vez na Romênia em 1959, a IMO é uma competição destinada a estudantes do ensino médio com idades que variam entre os 14 e 19 anos e que não tenham ingressado na universidade. Cada país participante pode enviar uma equipe de até seis estudantes e dois professores. Devido à pandemia de Covid-19, em 2020 e 2021 o evento foi realizado em formato virtual.
Leia também
Abertas as inscrições para o 3º Torneio Meninas na Matemática (TM²)
Aberta Chamada para apoio à realização de Competições Regionais de Matemática