A equipe brasileira que participou na 10ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), realizada em Maputo, Moçambique, conquistou o 1º lugar no ranking geral por países com três medalhas de ouro e uma de prata.
Rodrigo Fontenele de Oliveira Linhares (CE), se destacou por conseguir o ouro com 39 pontos. João Victor Silva dos Santos (CE) e Levi Magalhães Pereira Castello Branco (CE) também conquistaram o ouro, ambos com 34 pontos. A medalha de prata foi trazida por Fábio Medeiros Ferraz de Campos (SP) com 32 pontos.
A equipe brasileira foi liderada pelo professor Guilherme Philippe Figueiredo (SP). Nas dez edições da OMCPLP, o Brasil já conquistou 18 medalhas de ouro, 21 de prata e 1 de bronze.
Idealizada com objetivo de melhorar a qualidade do ensino, a descoberta de talentos em matemática e fomentar o estudo da Matemática nos países lusófonos, a Olimpíada contou nesta edição com a participação de estudantes de três países: Brasil, Moçambique e Portugal.
Leia também
Brasil conquista uma medalha de ouro e três de prata na PAGMO 2022
Ibero 2022: Brasil conquista uma medalha de ouro e três de prata
Time Brasil brilha ao conquistar cinco medalhas de ouro na CIIM 2022