DESTAQUES

Ibero 2022: Brasil conquista uma medalha de ouro e três de prata

1 de outubro, 2022

O Brasil conquistou uma medalha de ouro e três de prata na 37ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM). A competição foi encerrada na noite desta sexta-feira (30). Na classificação por países a equipe brasileira ficou na 2ª posição, com 138 pontos. Os resultados individuais foram os seguintes:

Medalha de Ouro

Luís Felipe Pestana Giglio, Niterói (RJ) – 38 pontos

Medalha de Prata

Gabriel Cruz Vitale Torkomian, de São Carlos (SP) – 36 pontos
Rodrigo Salgado Domingos Porto, do Rio de Janeiro (RJ) – 35 pontos
Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento, de Goiânia (GO) – 29 pontos

A conquista das medalhas também foi possível graças ao trabalho dos líderes da equipe Rafael Filipe dos Santos, do Rio de Janeiro (RJ) e Rafael Miyazaki, de São Paulo (SP). Os estudantes brasileiros foram selecionados entre os medalhistas da 43ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2021. Como preparação para a competição, a equipe participou de uma série de encontros de treinamento para competições internacionais de matemática promovidos pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) com patrocínio da Giant Steps Capital.

Histórico do Brasil na Ibero

Desde 1985, quando iniciou sua participação na competição, o Brasil já conquistou um total de 140 medalhas. Na OIM participam os países da América Latina, Espanha e Portugal. O evento tem como objetivo principal fomentar o estímulo entre os jovens da região ibero-americana no aprendizado da matemática.

 

Leia também

Abertas as inscrições para a 3ª Competição Elon Lages Lima de Matemática 

1ª Competição Jacob Palis Júnior de Matemática está com as inscrições abertas