DESTAQUES

Saiba como foi a Cerimônia de Encerramento da 26ª Semana Olímpica

28 de janeiro, 2023

Uma cerimônia alegre e descontraída marcou o encerramento da 26ª Semana Olímpica e premiação dos medalhistas da 44ª Olimpíada Brasileira de Matemática e do 3º Torneio Meninas na Matemática (TM²). O evento ocorreu na noite de sexta-feira (27) no Rio de Janeiro e contou com a presença do Secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, o presidente da SBM, Paolo Piccione, a Vice-Presidente da SBM, Jaqueline Mesquita, o Coordenador-Geral da OBM, Carlos Gustavo T. de A. Moreira (Gugu), os coordenadores da 26ª Semana Olímpica, Samuel Barbosa Feitosa e Kellem Santos, o presidente da Stone, Augusto Lins, membros da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM, alunos, professores, familiares e convidados.

Na oportunidade, cerca de 150 estudantes de distintas regiões do país foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. Além dos estudantes, foram homenageados os professores Eduardo Wagner e Paulo Cézar Pinto Carvalho por contribuírem com a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Entre os premiados, houve destaque especial para os estudantes que participaram, durante 2022, em diversas competições internacionais de matemática em representação do país. Mais tarde, os alunos também tiveram a oportunidade de premiar os professores vencedores da “Vingança Olímpica”, competição que é organizada pelos estudantes, durante a Semana Olímpica, e que consiste na aplicação de uma prova de matemática com problemas cuidadosamente elaborados pelos alunos para seus mestres. Após o encerramento da cerimônia, os participantes disfrutaram de um jantar de confraternização.

A transmissão da Cerimônia de Encerramento da 26ª Semana Olímpica foi cortesia de Roberto Alves José, do Rio de Janeiro (RJ).

Assista ao vídeo

Veja como foi a 26ª Semana Olímpica

Assista ao vídeo da Vingança Olímpica

Semana Olímpica

A Semana Olímpica é uma realização da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o patrocínio da fintech de soluções financeiras Stone. A primeira edição do evento foi realizada em 1998. O evento é considerado hoje a mais importante e tradicional reunião de treinamento e confraternização da comunidade olímpica.

Confira os eventos anteriores.

 

Leia também

Rio é sede da 26ª Semana Olímpica 

Conheça os vencedores da 44ª OBM