DESTAQUES

Ibero 2023: definida a equipe brasileira

27 de agosto, 2023

Está definida a equipe que representará o país na 38ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM) de 2023. O evento, que será realizado no Rio de Janeiro, Brasil, ocorrerá entre os dias 6 e 12 de setembro.

O time brasileiro está composto por: Luís Felipe Pestana Giglio, de Niterói (RJ); Matheus Alencar de Moraes, de Fortaleza (CE);  Leonardo Henrique Fakhreddine Maldonado, de Sorocaba (SP) e Felipe Makoto Shimamura Silva, de São Paulo (SP). A equipe será liderada por Luize D’Urso (RJ) e Pablo Barros (RJ).

Equipe brasileira da Ibero 2023

Todos os estudantes são medalhistas da 64th International Mathematical Olympiad (IMO) de 2023. Matheus Alencar de Moraes (CE) conquistou o ouro, Leonardo Fakhreddine Maldonado (SP) prata. Luís Felipe Giglio (RJ) e Felipe Shimamura Silva (SP) ficaram com o bronze. Sendo selecionados para representar o país por meio do processo seletivo que considerou, além dos resultados alcançados na 44ª Olimpíada Brasileira de Matemática, o desempenho obtido na IMO e na prova de seleção. Confira o regulamento do processo seletivo.

Desde 1985, quando iniciou sua participação na Ibero-americana, o Brasil já conquistou um total de 136 medalhas. Na competição participam os países da América Latina, Espanha e Portugal. O evento tem como objetivo principal fomentar o estímulo entre os jovens da região ibero-americana no aprendizado da matemática.

Leia também 

Rio de Janeiro será sede das olimpíadas ibero-americanas de matemática