O Time Brasil, selecionado pela OBM, teve um desempenho excepcional ao conquistar três medalhas de ouro e uma de prata na 15ª Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática (CIIM) 2023. A primeira colocação individual do torneio foi para Pablo Andrade Carvalho Barros que conquistou o ouro com 48 pontos. O evento, realizado no Rio de Janeiro, foi encerrado na noite de terça-feira (12). Participaram da competição 76 estudantes.
Resultado do Time Brasil (OBM)
Medalha de Ouro
Pablo Andrade Carvalho Barros (RJ) – 48 pontos – 1º lugar geral da competição
Yvens Ian Prado Porto (SP) – 42 pontos
Miguel dos Anjos Batista (RJ) – 42 pontos
Medalha de Prata
Tárik Ponte e Sá (SP) – 28 pontos
Além do time nacional (OBM), competiram estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), EMAP-FGV, Instituto Militar de Engenharia (IME), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do IME-USP. Confira os resultados
Organizada desde 2009, a competição tem como objetivos incentivar o estudo da Matemática e a excelência acadêmica na comunidade universitária ibero-americana, melhorando a capacidade científica através da motivação e competitividade internacional, contribuindo assim com o desenvolvimento social, cultural e econômico dos países participantes. Cada país ou universidade pode participar inscrevendo uma equipe de até quatro estudantes e um líder. Os participantes devem ser estudantes de graduação.
Para mais informações sobre a 15ª CIIM, visite o site oficial.
Leia também
Brasil é campeão da 38ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática