DESTAQUES

Bento Gonçalves sedia a 27ª Semana Olímpica

25 de janeiro, 2024

De 21 a 27 de janeiro, ocorre no Dall’Onder Grande Hotel, a 27ª Semana Olímpica, atividade da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). É a primeira vez que o evento é realizado no Rio Grande do Sul, tendo selecionado a cidade de Bento Gonçalves para sediar as atividades.

Participam do evento alunos de todo o Brasil, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até jovens universitários, todos vencedores da 45ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e do 4º Torneio Meninas na Matemática (TM²). A equipe de professores escalados para o evento conta com especialistas em problemas de olimpíadas, que ministrarão aulas teóricas e de resolução de problemas. Entre as atividades haverá sessões de estudo e palestras acadêmicas que apresentam as diversas competições internacionais de matemática. Além disso, o encontro também oferece a oportunidade para os participantes compartilharem interesses e estreitarem laços de amizade com outros estudantes em diversas regiões do Brasil.

Desde 2016, Samuel Barbosa Feitosa (UFBA) coordena o evento, que é itinerante. Ele ressalta sobre a aproximação que a Semana Olímpica precisa ter com as escolas de todas as regiões.

“Temos o interesse de disseminar a matemática para todas as regiões do Brasil. Dentro dos objetivos da Olimpíada nós queremos melhorar a qualidade de ensino nas escolas, disseminar a matemática para o máximo possível de alunos. Temos um interesse enorme de nos aproximar e trazer a escola pública para o evento. É muito importante conseguirmos colocar sementinhas de matemática de alto nível, dar oportunidade aos alunos de galgar novos horizontes”.

O encerramento do evento é marcado pela realização da Cerimônia de Premiação dos medalhistas da 45ªOBM e do 4ºTM² que ocorrerá no fim da tarde de sexta-feira (26) e contará com a presença de membros da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM, representantes das instituições parceiras, coordenadores, estudantes e professores.

Sobre a Semana Olímpica 

A 27ª edição da Semana Olímpica é uma realização da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do INCT-MAT e o patrocínio da Stone, por meio do Stone Impacta, seu braço social.  A primeira edição do evento foi realizada em 1998. O evento é considerado hoje a mais importante e tradicional reunião de treinamento e confraternização da comunidade olímpica.

Confira todo o material dos eventos anteriores.

Leia também

Premiadas na 45ª OBM e no 4ºTM2 são convocadas para a seletiva da EGMO 2024