DESTAQUES

OBM e TM² no Fórum Nacional de Olimpíadas Científicas

29 de fevereiro, 2024

A professora Ana Paula Chaves, da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM, participou ativamente da reunião do Fórum Nacional de Olimpíadas Científicas 2024, realizada nesta quinta-feira (29) no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI). A reunião contou com a presença de representantes de diversas Olimpíadas Científicas.

Durante o evento, Ana Paula compartilhou as experiências enriquecedoras da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e do Torneio Meninas na Matemática (TM²) com os participantes. A apresentação abordou não apenas os aspectos técnicos desses eventos, mas também a importância do apoio governamental.

Além disso, os participantes do fórum constituíram um grupo de trabalho responsável pela elaboração de uma proposta de estatuto, bem como um grupo diretor para o Fórum Nacional de Olimpíadas Científicas.

Para Ana Paula o encontro foi bastante proveitoso. “Durante a reunião foram instituídos alguns grupos de trabalho para deliberar sobre o regulamento, critérios, divulgação científica, diversidade e inclusão, sendo um encontro bastante produtivo”, contou.

Um ponto destacado foi o Decreto N° 11.754, de 25 de outubro de 2023, que instituiu o Programa Nacional de Popularização da Ciência e o Comitê PopCiência, sob responsabilidade do MCTI.

Por fim, foram compartilhados informes gerais sobre a 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia e a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

Leia também

EGMO 2024: Time Brasil é anunciado 

Testes de seleção 2024: confira a lista de convocados