Competição Jacob Palis Júnior de Matemática

A 3ª Competição Jacob Palis Júnior de Matemática é uma competição dirigida aos alunos de escolas brasileiras, da rede pública ou privada, que estejam cursando desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.

Níveis de participação

São três os níveis de participação, de acordo com a escolaridade do aluno:

  • Nível 1 – alunos matriculados no 6° ou 7° ano do Ensino Fundamental no ano de 2024.
  • Nível 2 – alunos matriculados no 8° ou 9° ano do Ensino Fundamental no ano de 2024.
  • Nível 3 – alunos matriculados em qualquer ano do Ensino Médio no ano de 2024 e que não tenham matrícula no Ensino Superior até 31 de dezembro de 2024.

Período de inscrições

Os estudantes interessados poderão fazer a inscrição na competição de 19 de abril até às 23h59 (horário de Brasília) do sábado, 1 de junho de 2024.

Para participar, use uma conta Gmail tanto ao preencher o formulário de inscrição quanto para acessar o Google Classroom. Algumas contas institucionais, mesmo que vinculadas ao Gmail pelo serviço Google Workspace, possuem restrições de participação em Salas de Aula Google. Por isso recomendamos o uso de uma conta Gmail não institucional.

Fases e estrutura da prova

A 3ª Competição Jacob Palis Júnior de Matemática será realizada em fase única. O exame de cada nível estará constituído por 20 questões, sendo 15 (quinze) questões objetivas (de múltipla escolha) e 5 questões de resposta numérica (colocar a resposta apenas) que devem ser resolvidas em até 2 horas, com acréscimo de 1 hora para eventual impressão da prova e envio das respostas pelo formulário Google.

Aplicação

A prova, que será realizada on-line, está marcada para acontecer no domingo, 2 de junho de 2024, às 14h00 (horário de Brasília). Cada participante realizará a prova em casa ou na escola, utilizando computador pessoal ou smartphone. No dia da prova, o aluno deverá acessar o Google Classroom da AOBM para baixar o (.pdf) da prova, podendo imprimir a prova se desejar, e deverá enviar suas respostas pelo formulário de respostas dentro do período disponível para realização da prova. O formulário de envio de respostas será divulgado junto com a prova no dia da competição pelo Google Classroom. Para acessar a sala, por favor, utilize a mesma conta Gmail que utilizou para fazer a inscrição.

Premiação

Serão oferecidos prêmios denominados de medalha de ouro, prata, bronze e certificados de menção honrosa. Não haverá entrega de prêmios ou troféus físicos, todos os alunos premiados serão aprovados para participar da prova da Fase Única da 46ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2024, no seu respectivo nível.

Regulamento

Consulte o  Regulamento  da 3ª Competição Jacob Palis Júnior de Matemática.

Resultados 

Os resultados serão publicados nesta página, em data que ainda será anunciada.

Professor Jacob Palis Júnior

Jacob Palis Júnior é um dos cientistas brasileiros mais importantes da atualidade e um dos responsáveis pela implantação do Programa Nacional de Olimpíadas de Matemática como um instrumento para detectar jovens talentos no país. A série de vídeos “Cientistas do Brasil que você precisa conhecer”, disponível no YouTube, mostra pesquisadores que promoveram impactos revolucionários na ciência brasileira. Entre eles o professor Jacob. Assista ao vídeo.

A Competição Jacob Palis Júnior de Matemática é um evento organizado pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Veja Também