Competição Jacob Palis Júnior de Matemática

A 1ª Competição Jacob Palis Júnior de Matemática é uma competição dirigida aos alunos de escolas brasileiras, da rede pública ou privada, que estejam cursando desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.

Níveis de participação

São três os níveis de participação, de acordo com a escolaridade do aluno:

  • Nível 1 – alunos matriculados no 6° ou 7° ano do Ensino Fundamental no ano de 2022.
  • Nível 2 – alunos matriculados no 8° ou 9° ano do Ensino Fundamental no ano de 2022.
  • Nível 3 – alunos matriculados em qualquer ano do Ensino Médio no ano de 2022 e que não tenham matrícula no Ensino Superior até 31 de dezembro de 2022.

Período de inscrições

De 01/09/2022 até às 12h00 (horário de Brasília) do dia 3 de outubro de 2022. (Inscrições encerradas)

Fases e estrutura da prova

A 1ª Competição Jacob Palis Júnior de Matemática foi realizada em fase única aplicada on-line na segunda-feira, 3 de outubro de 2022, às 14h00 (horário de Brasília).

Premiação

Serão oferecidos prêmios denominados de medalha de ouro, prata, bronze e diplomas de menção honrosa. Não haverá entrega de prêmios ou troféus físicos, todos os alunos premiados serão aprovados para participar da prova da Fase Única da 44ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2022, no seu respectivo nível.

Regulamento

Consulte o  Regulamento  da 1ª Competição Jacob Palis Júnior de Matemática.

Resultados 

Os resultados serão publicados nesta página, em data que ainda será anunciada.

Professor Jacob Palis Júnior

Jacob Palis Júnior é um dos cientistas brasileiros mais importantes da atualidade e um dos responsáveis pela implantação do Programa Nacional de Olimpíadas de Matemática como um instrumento para detectar jovens talentos no país. A série de vídeos “Cientistas do Brasil que você precisa conhecer”, disponível no YouTube, mostra pesquisadores que promoveram impactos revolucionários na ciência brasileira. Entre eles o professor Jacob. Assista ao vídeo.

A Competição Jacob Palis Júnior de Matemática é um evento organizado pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Veja também