DESTAQUES

Estudante brasileiro ganha ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

12 de julho, 2018

O estudante paulista Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, de 17 anos, ganhou medalha de ouro na 59ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2018) com 35 pontos dos 42 possíveis. O evento, considerado o mais importante da área pela Unesco, foi realizado na cidade de Cluj-Napoca, na Romênia, reunindo 594 estudantes.

Além do ouro, o país também conquistou quatro medalhas de bronze, com Bruno Brasil Meinhart, 17 anos, de Fortaleza (CE), Bernardo Peruzzo Trevizan, 16 anos, de São Paulo (SP), Pedro Gomes Cabral, 15 anos, de Recife (PE) e André Yuji Hisatsuga, 18 anos, de São Paulo (SP). Já o jovem Lucas Hiroshi Hanke Harada, 17 anos, de São Paulo (SP), ficou com uma menção honrosa. Com este resultado o Brasil ficou no 28º lugar entre os 107 países participantes.

A equipe brasileira foi liderada pelos professores Régis Prado Barbosa, de São Paulo (SP) e Armando Barbosa Filho, de Fortaleza (CE).

Estudantes brasileiros durante o desfile das delegações (Foto: IMO 2018)

 

Realizada desde 1959, a olimpíada se destina a estudantes do ensino médio cujas idades variam entre os 14 e 19 anos e que tenham sido estudantes do ensino médio no ano anterior à competição. Cada país é representado por uma equipe composta por até seis estudantes e dois professores. As provas foram realizadas nos dias 9 e 10 de julho. Em cada dia, os competidores resolveram três problemas, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia de prova.

Para se chegar aos seis estudantes que representaram o Brasil, houve quatro provas seletivas somente com os premiados da fase nacional da 39ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Posteriormente, a equipe participou de dois treinamentos intensivos, realizados na cidade de São Paulo. Os treinamentos foram promovidos pelo IMPA, em parceria com a Universidade Paulista (UNIP) e o Colégio Etapa.

Brasil e as medalhas na IMO

O Brasil participa do evento desde 1979, conquistando desde então o total de 130 medalhas, o que o torna o país latino americano com maior número de medalhas na competição. No ano passado, foi organizada, no Rio de Janeiro, a 58ª Olimpíada Internacional de Matemática. Em 2019 o evento ocorrerá na cidade de Bath, no Reino Unido.

Leia também:

Equipe olímpica embarca para disputa da IMO na Romênia

Anunciada a equipe brasileira de matemática pra a IMO 2018