A equipe brasileira, selecionada pela OBM, terminou em primeiro lugar, no quadro geral por equipes, na 10ª edição da Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática, que terminou no sábado (6), em Santa Marta, Colômbia. Foram no total duas medalhas de ouro e duas de prata.
As medalhas de ouro foram conquistadas por George Lucas Diniz Alencar (CE) e Andrey Jhen Shan Chen (SP) com 40 e 39 pontos respectivamente, enquanto os estudantes Thiago Landim de Souza Leão (PE) e Thiago Ribeiro Tergolino (RJ) receberam as medalhas de prata com 32 e 23 pontos cada. O professor Matheus Secco (RJ) foi o líder da equipe.
A competição reuniu este ano 53 estudantes universitários provenientes da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala e México.
Organizada desde 2009, a competição tem como objetivos incentivar o estudo da Matemática e a excelência acadêmica para melhorar capacidade científica e contribuir com o desenvolvimento social, cultural e econômico dos países participantes. A sede do evento para 2019 ainda não foi decidida.
Leia também:
Brasil ganha duas medalhas de ouro e duas de prata na Olimpíada Ibero-americana de Matemática