DESTAQUES

Equipe brasileira de Matemática volta da Romênia com três medalhas na bagagem

24 de fevereiro, 2019

Com três medalhas de bronze e uma menção honrosa, a equipe brasileira de Matemática retorna da Romênia, onde aconteceu a 11th Romanian Master of Mathematics (RMM). O torneio reuniu competidores de vários países.

Bernardo Peruzzo Trevizan, de São Paulo (SP), repetiu o feito em 2018. Ele é o único da equipe que já havia participado da competição e no ano passado também tinha conquistado o bronze. As outras duas medalhas de bronze foram conquistadas por Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, de São Paulo (SP) e Samuel Prieto Lima, de Fortaleza (CE). Guilherme Zeus Moura, de Maricá (RJ), recebeu a menção honrosa.

A Olimpíada, que teve início no dia 20 de fevereiro, terminou neste domingo (24). Durante a competição, foram aplicadas duas provas teóricas, em dois dias consecutivos, para 135 estudantes das 24 equipes inscritas na competição. A equipe brasileira esteve acompanhada pelos professores Diego Eloi Gomes, de Fortaleza (CE), e Gustavo Empinotti, de São Paulo (SP).

O grupo de alunos que representou o Brasil foi selecionado entre os medalhistas, do nível 3, da 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição realizada entre estudantes de todo o país. A equipe passou por treinamento intensivo na cidade de Anápolis (GO), durante a realização da 22ª Semana Olímpica.

Realizada desde 2007, a Romanian Master of Mathematics (RMM) congrega estudantes dos países com melhor desempenho na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Com o resultado obtido este ano, o Brasil soma, desde 2010, ano em que iniciou a participação na competição, um total de 22 medalhas e 25 menções honrosas.

 

Leia também:

Abertas as inscrições para a OBMEP 2019

Abertas as inscrições para o PICME 2019

Material usado pelos professores na 22ª Semana Olímpica já está disponível