DESTAQUES

Brasil termina 27th IMC 2020 com recorde de medalhas

30 de julho, 2020

Na edição 2020 da International Mathematics Competition for University Students (IMC), realizada online, o Brasil teve seu melhor desempenho e bateu recorde de medalhas. Foram um total de 29, sendo 8 de ouro (Fisrt Prize), 8 de prata (Second Prize) e 13 de bronze (Third Prize). Além disso, os estudantes receberam 13 menções honrosas. A competição contou com a participação de 99 equipes de instituições de ensino superior de 46 países. O evento foi encerrado nesta quinta-feira (30).

O grande destaque entre os brasileiros foi Thiago Landim de Souza Leão, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que obteve uma medalha de ouro (Fisrt Prize), ficando na 16ª colocação, com 50 pontos, entre 546 estudantes participantes na disputa.

A equipe nacional levou cinco medalhas. André Yuji Hisatsuga e Eduardo Ventilari Sodré, da Universidade de São Paulo (USP), conquistaram prata. Já Felipe Chen Wu, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Pedro Sedeu e Lucas Hiroshi Harada, da USP, levaram bronze.

Conheça todos os resultados  

Além do time nacional, participaram as equipes olímpicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Rio), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), USP de São Carlos e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os times foram liderados por representantes de cada instituição.

Na competição, os participantes resolveram duas provas aplicadas em dois dias consecutivos com um tempo máximo de quatro horas cada dia. As provas, que devem ser resolvidas em inglês, incluem questões dos campos da álgebra, análise real e complexa, além de combinatória, cujas pontuações somadas determinam os vencedores.

Confira os enunciados das provas

O evento, organizado pelo University College London em parceria com a American University in Bulgaria, é a maior competição para estudantes universitários e recebe os mais destacados graduandos em matemática e ciências afins de todo o mundo. Para mais informações, confira a página da IMC.

Assista ao vídeo da cerimônia de encerramento

 

Leia também

Com numerosa adesão universitária, o Brasil participa na 27th IMC online

27th IMC: competição de matemática universitária será realizada online