DESTAQUES

Com três medalhas de bronze, Brasil encerra participação na EGMO 2021

15 de abril, 2021

A equipe olímpica brasileira conquistou três medalhas de bronze na 10th European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO), torneio voltado para estimular a participação feminina na matemática. A competição, que está na sua decima edição, foi organizada pela Georgia e contou com a participação de 212 estudantes de 54 países.

As medalhas foram conquistadas por Gabriella Santana Morgado, de Brasília (DF); Letícia Barbieri Stroeh, de Campinas (SP) e Bruna Arisa Shoji Nakamura, de Indaiatuba (SP). A equipe do Brasil, formada também por Laís Nuno Rossman, de Fortaleza (CE), conquistou a 23ª colocação no quadro geral por países.

Equipe brasileira

As alunas foram selecionadas por meio de dois testes seletivos, aplicados em fevereiro, dos quais participaram por ser vencedoras da 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e do 1º Torneio Meninas na Matemática (TM²). As estudantes foram lideradas por Luíze Mello D’ Urso Viana, do Rio de Janeiro (RJ) e Ana Beatriz Studart, de Fortaleza (CE).

Esta é a quinta participação de uma equipe nacional na disputa, que existe há 10 anos. Na competição, o país soma até hoje, 1 medalha de ouro, 4 de prata, 11 de bronze e uma menção honrosa. Em 2022 a EGMO será realizada na Hungria.

Confira os enunciados das provas da EGMO 2021. Acesse todos os resultados da competição na  página oficial.

 

Assista ao vídeo da cerimônia de encerramento

 

Leia também:

EGMO 2021 começa com cerimônia virtual 

Equipe feminina se prepara para a EGMO 2021

Em live, equipe brasileira que competirá na EGMO é anunciada