DESTAQUES

A Stone em parceria com a AOBM lançam a Stolimpíadas

21 de julho, 2021

Às vésperas das Olimpíadas de Tóquio, a Stone, fintech de soluções financeiras, lança a Stolimpíadas, um programa cujo objetivo é incentivar outro “esporte” olímpico: a matemática.

“A Stolimpíadas nasce com o objetivo principal de fortalecer o ciclo das olimpíadas de matemática aqui no Brasil, criando uma trilha de desenvolvimento para alunos e professores que nem sempre têm acesso a treinamentos de alto nível”, explica Mayra Villas Boas, da Stone Educa, time de educação da companhia.

O projeto, que conta com a parceria da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), terá duração de três meses e funcionará como treinamento para os alunos -um intensivão para as olimpíadas que acontecerão ao longo do segundo semestre- e como trilha de formação para professores que desejam se tornar mais ativos na preparação da sua rede de estudantes.

Para o professor Bruno Holanda, Coordenador Nacional do Projeto OBM 2021, “A Stolimpíadas vai conectar de modo inédito diversos alunos e professores de todo o Brasil que não tiveram a oportunidade de adquirir uma formação matemática adequada para desfrutarem do universo das competições matemáticas ”.

No cenário atual, participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) mais de 18 milhões de alunos, que juntamente com os participantes de diversas outras competições regionais concorrem a 200 premiações na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Mais do que permitir a passagem por esse rigoroso funil, a ideia do novo projeto é descobrir mais jovens talentos, criar uma rede de incentivos para valorizar a aprendizagem contínua e reconhecer alunos que têm potencial para a matemática, fora das regiões tradicionalmente vencedoras. “A Stone tem como premissa de investimento social a crença de que todo indivíduo carrega em si uma potência, mas que são necessários estímulos e oportunidades para se concretizarem. Nesse sentido, a Stolimpíadas busca tornar mais acessível aos alunos das diferentes regiões a oportunidade de chegarem também aos lugares de destaque.”, explica Clara Mazzarella, líder da Stone Impacta, braço de desenvolvimento social da Stone Co.

A principal inovação da Stolimpíadas é oferecer conteúdo das chamadas Soft Skills, competências e habilidades comportamentais que vão além do conhecimento técnico. Serão disponibilizados vídeos sobre comunicação, como se preparar melhor para uma prova, como lidar com o medo e a ansiedade e quizzes, que contarão pontos na média final.

Ao longo de toda a formação, serão abordados conteúdos de matemática e conteúdos comportamentais através de lives, videoaulas e listas de exercícios. Para mensurar os aprendizados absorvidos, os alunos e professores realizarão mensalmente uma prova de matemática e quizzes de soft skills. Ao final do programa, uma prova dissertativa será somada à média final para premiar os alunos e professores com os melhores resultados. Além disso, os 10 alunos mais bem colocados, assim como os 5 professores de maior destaque, serão premiados com vagas na Semana Olímpica da OBM em 2022.

As inscrições na Stolimpíadas são gratuitas, começam nesta segunda-feira (19), não estão vinculadas às escolas e estão abertas para professores e alunos de colégios públicos e particulares.

 

Leia também 

Veja como foi a cerimônia de abertura da IMO 2021

PAGMO 2021: saiba como participar do processo seletivo 

33 Colóquio Brasileiro de Matemática tem Espaço Olímpico