DESTAQUES

Brasil conquista quatro medalhas na 32ª Olimpíada do Cone Sul

3 de dezembro, 2021

O Brasil encerrou sua participação na 32ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul com mais quatro medalhas. A equipe nacional conquistou três medalhas de prata e uma de bronze. A competição, que foi realizada novamente em formato virtual, terminou nesta sexta-feira (3).

Um total de 32 estudantes de oito países competiram resolvendo provas de matemática. Ao todo, foram distribuídas 20 medalhas, sendo três de ouro, sete de prata e dez de bronze, além disso, foram entregues quatro certificados de menção honrosa aos estudantes que resolveram pelo menos um problema com pontuação máxima. O prêmio destaque “Meninas Olímpicas” foi entregue este ano para uma estudante da equipe olímpica do Peru.

Resultado brasileiro

Nome Cidade – Estado Prêmio
Matheus Alencar de Moraes Fortaleza – CE Prata
Gabriel Seares Dellaroli Fortaleza – CE Prata
Luis Felipe Pestana Giglio Rio de Janeiro – RJ Bronze
João Arthur Marques Linhares Rio de Janeiro – RJ Prata

Realizada desde 1988, a olimpíada do Cone Sul objetiva proporcionar uma oportunidade para os jovens demonstrarem suas habilidades em matemática, além de possibilitar a troca de conhecimentos e reforçar os contatos interculturais no Ensino Médio. Além do Brasil, participaram este ano as equipes olímpicas da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

Veja a cerimônia de encerramento e premiação

Leia também:

2ª Competição Elon Lages Lima de Matemática está com as inscrições abertas. 

Conheça a equipe que participará na 32ª Olimpíada do Cone Sul.

24ª Semana Olímpica: confira o material das aulas.

Faça uma doação para a AOBM e participe de um treinamento.