DESTAQUES

Definidas as equipes que representarão o Brasil na Cone Sul, OMCPLP e Pagmo 2022

11 de junho, 2022

Foram definidas as equipes que representarão o Brasil na 33ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, na 10ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP) e na 2ª Panamerican Girls’ Mathematical Olympiad (PAGMO). Todos os selecionados são premiados da 43ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Cone Sul

Para a Cone Sul, a ser realizada em agosto, no Chile, o time brasileiro estará composto por Matheus Alencar de Moraes, de Fortaleza (CE); Leonardo Henrique Fakhreddine Maldonado, de Sorocaba (SP); João Pedro Bandeira Lemos e Gabriel Bastos Vasconcelos Duarte, ambos de Recife (PE).

Realizada desde 1988, a competição tem o objetivo de criar oportunidade para jovens demonstrarem suas habilidades em Matemática e de reforçar os contatos interculturais entre os estudantes do Ensino Básico dos países latino-americanos. Além do Brasil, participam da competição as equipes da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

OMCPLP

Neste ano, a realização da OMCPLP ainda não está confirmada. Os quatro estudantes que representarão o Brasil são Fábio Medeiros Ferraz de Campos, de São Paulo (SP); Rodrigo Fontenele de Oliveira Linhares; João Victor Silva dos Santos e Levi Magalhães Pereira Castello Branco, todos de Fortaleza (CE).

Realizada desde 2011 com objetivo de melhorar a qualidade do ensino, a descoberta de talentos em matemática e fomentar o estudo da Matemática nos países lusófonos, a Olimpíada conta com a participação de estudantes de sete países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Pagmo

A 2ª edição da Pagmo ainda não tem data para acontecer, mas deve ser realizada durante o segundo semestre deste ano. As selecionadas para representar o Brasil na competição são Alice Ella Schneider, de Belo Horizonte (MG); Isabela Ruthner Dorn; Bilhana Plamenova Kochloukova e Endy Lumy Okamura Miyashita, todas de Fortaleza (CE). O torneio é inspirado na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) e segue o mesmo modelo da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), com dois dias de prova, cada um com três problemas.

As lideranças de cada equipe serão definidas nos próximos dias.

Como preparação para as competições internacionais, as equipes participarão de um treinamento intensivo patrocinado pela Giant Steps Capital.

Confira o resultado final dos processos de seleção aqui.

Leia também

A equipe da 63ª IMO já está definida 

Abertas as inscrições para o 3º Torneio Meninas na Matemática (TM²)

Aberta Chamada para apoio à realização de Competições Regionais de Matemática