DESTAQUES

Termina treinamento para competições internacionais de matemática

3 de julho, 2022

Promovido pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) junto ao patrocínio da Giant Steps Capital, terminou, sexta-feira (1º) o segundo Treinamento para Competições Internacionais de Matemática. Os alunos, que têm entre 14 e 18 anos, tiveram aulas de resolução de problemas com professores especializados em olimpíadas de matemática.

Vencedor de medalha de prata na IMO (2021), prata da Olimpíada de Matemática do Cone Sul (2020) e ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (2021), Olavo Paschoal Longo (SP), que se prepara para participar na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), destacou a importância da realização do treinamento antes da competição.

“O treinamento às vésperas da IMO é importante para que o time entre no ritmo da competição e cada integrante possa acertar os últimos detalhes antes da concentração para a prova. Este treinamento, em particular, foi bastante completo. Nós alunos, tivemos a oportunidade de aprender com vários professores diferentes e resolver simulados desafiadores. Mas os frutos de um treinamento extenso e profundo como este não se restringem à IMO deste ano. Os principais beneficiários serão os jovens que hoje têm a oportunidade de estudar matemática de alto nível ao lado de seus colegas. E, pela minha experiência, são essas oportunidades que vão contar lá na frente quando for a vez deles na IMO”, avalia.

Além das aulas, durante o treinamento, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a sede de operações da Giant Steps Capital. O objetivo da visita foi conhecer as instalações da empresa e entender alguns aspectos do funcionamento do mercado financeiro. Para Rodrigo Porto (RJ), medalha de ouro na Olimpíada de Matemática do Cone Sul  (2020) e ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (2021) a experiência na Giant Steps foi bastante positiva. “A dinâmica realizada foi uma atividade que achei muito interessante, porque eu não tinha muita ideia sobre essa experiência e não sabia o que se passava na bolsa de valores e como as ações eram negociadas. Gostei bastante, sou muito grato pela oportunidade de conhecer a Giant e também poder desfocar um pouco da matemática e ver outras coisas.”, declara.

A presença feminina também foi um marco importante no treinamento. Para Endy Miyashita, medalhista de ouro no Torneio Meninas na Matemática (2021) e bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (2021), ter cada vez mais a companhia de outras meninas entre os participantes dos treinamentos é muito importante.

“Eu acho muito legal ver que tem mais meninas em cada edição nova e que isso está se tornando comum em meio as equipes, já que antes era muito mais possível de você ser a única menina na sala de treinamento. Hoje em dia tenho a companhia de outras meninas e até ficamos juntas nas aulas, parece que acaba criando uma força maior para a gente, a companhia uma das outras”, afirma.

O calendário das próximas competições se inicia com a participação brasileira na 63ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), que será realizada entre os dias 6 e 16 de julho, em Oslo, Noruega. No mês de agosto, a equipe da Cone Sul viajará até a cidade de Temuco, no Chile, para participar da 33ª edição do evento. Já as próximas edições da Pagmo e da OMCPLP, ainda sem data marcada, devem acontecer no decorrer do ano.

Leia também:

Equipes olímpicas visitam a sede da Giant Steps Capital 

Estudantes participam de treinamento voltado para olimpíadas internacionais de matemática