DESTAQUES

Universitários representam o Brasil em competição internacional

1 de agosto, 2022

Um grupo de estudantes universitários está participando na 29th International Mathematics Competition for University Students (IMC) de 2022. A disputa, que tradicionalmente é realizada na cidade de Blagoevgrad, na Bulgária, ocorre até o próximo domingo (7) e será realizada em versão híbrida.

Os participantes são da Fundação Getúlio Vargas (FGV – EMAp); Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Universidade de São Paulo (USP); Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); Instituto Militar de Engenharia (IME); Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Fundação Universidade Federal do ABC; Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Centro Universitário Farias Brito (FB Uni). Os líderes são os professores Carlos Alexandre Gomes da Silva e Diego Eloi, que acompanharão aos estudantes que viajarão até Blagoevgrad, na Bulgária, enquanto Rafael Miyazaki e Rafael Filipe dos Santos, ficarão com a responsabilidade de liderar os estudantes que competirão de forma remota.

     

Estudantes durante treinamento realizado no Rio de Janeiro.

Treinamento prévio

Como preparatório para a competição, os alunos receberam um treinamento intensivo que foi realizado na sede da Giant Steps em São Paulo e em três instituições de ensino superior no Rio de Janeiro. A atividade, que ocorreu de forma híbrida, foi promovida pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) em parceria com a Giant Steps Capital. Além das aulas preparatórias para a competição, os alunos premiados no nível universitário, na 43ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), e que confirmaram o interesse em participar na IMC 2022, tiveram a taxa de inscrição paga pela AOBM, com recursos da Giant Steps.

Sobre a IMC

A International Mathematics Competition for University Students (IMC) é uma competição destinada a alunos de graduação e que conta atualmente com a participação de equipes de estudantes das principais instituições de ensino superior do mundo. Os alunos são premiados nas categorias Grand First Prize, First Prize, Second Prize, Third Prize e Honorable Mention. Os participantes devem resolver duas provas com questões de álgebra, geometria e análise, cujas pontuações somadas determinam os vencedores. Segundo o cronograma do evento deste ano, as provas serão aplicadas no período da manhã dos dias 3 e 4 e os resultados serão conhecidos durante a cerimônia de encerramento, que ocorrerá no sábado (6).

Para mais informações sobre a competição, visite a página oficial do evento.

 

Leia também 

Histórico! Brasil conquista duas medalhas de ouro na IMO 

Stone patrocina Semana Olímpica da OBM 

Aberto o processo de submissão de candidaturas para sediar a próxima Semana Olímpica