DESTAQUES

Histórico! Brasil conquista duas medalhas de ouro na IMO

15 de julho, 2022

A jovem equipe brasileira de matemática conquistou um resultado que entrou para a história. Disputando o evento mais importante do calendário olímpico internacional, a 63rd International Mathematical Olympiad (IMO), que este ano aconteceu em Oslo, na Noruega, os estudantes do Brasil conquistaram pela primeira vez duas medalhas de ouro numa mesma edição da IMO. Além disso, a equipe obteve uma medalha de prata, duas de bronze e uma menção honrosa.

As medalhas de ouro foram obtidas por Olavo Paschoal Longo, de São Paulo (SP), e Marcelo Machado Lage, de Belo Horizonte (MG). A medalha de prata foi conquistada por Rodrigo Salgado Domingos Porto, do Rio de Janeiro (RJ). Os estudantes Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento, de Goiânia (GO) e Gabriel Cruz Vitale Torkomian, de São Paulo (SP), obtiveram as medalhas de bronze. João Pedro Ramos Viana Costa, de Fortaleza (CE), ficou com a menção honrosa. A equipe foi acompanhada pelos professores Régis Prado Barbosa e Rafael Kazuhiro Miyazaki, ambos de São Paulo (SP).

Com este resultado o Brasil volta da Noruega ocupando a 19ª posição no ranking geral por países com 173 pontos. A equipe da China teve a melhor colocação, com 252 pontos (máximo possível), seguida pelas equipes da Coreia com 208 pontos e dos Estados Unidos com 207 pontos. O evento contou com a participação de 589 estudantes de 104 países.

Para o professor Régis, líder da equipe, o resultado deste ano demonstra o bom trabalho que vem sendo realizado na preparação dos estudantes que representam o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática.

“Estamos muito felizes com os resultados dos nossos alunos. É a primeira vez que temos duas medalhas de ouro numa mesma edição da IMO e penso que isso demonstra a solidez dos nossos treinamentos. O foco final que a equipe teve no último treinamento realizado em São Paulo, além de todo o trabalho que todos os professores do Brasil e da comissão nacional de olimpíadas vêm desenvolvendo fica demonstrado nos bons resultados que estamos atingindo. Conquistar duas medalhas numa IMO é um resultado realmente marcante para o Brasil e que deixa todo mundo animado para continuar fazendo um bom trabalho nos próximos anos”, comemora.

Histórico do Brasil na IMO

A International Mathematical Olympiad (IMO) é a mais antiga, maior e mais prestigiosa de todas as olimpíadas científicas do mundo. Realizada desde 1959, a competição envolve a participação de jovens estudantes do ensino médio de mais de 100 países. A primeira medalha de ouro obtida pelo Brasil na disputa foi em 1981. Desde então, as equipes brasileiras conquistaram ao todo 152 medalhas, sendo 13 de ouro, 53 de prata e 86 de bronze, além de 35 menções honrosas. Essas conquistas tornam o Brasil o país latino-americano com o melhor retrospecto na história da competição.

A escolha dos estudantes que representaram o Brasil na IMO 2022 foi feita a partir dos vencedores da 43ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição realizada pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e que conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Leia também:

Semana Olímpica comemora 25 anos com recorde de participantes 

Equipe brasileira embarca para disputar a 63rd International Mathematical Olympiad 

Termina o treinamento para competições internacionais de matemática