DESTAQUES

Semana Olímpica comemora 25 anos com recorde de participantes

14 de julho, 2022

A Semana Olímpica, que este ano comemora 25 anos, contará com a presença recorde de 220 participantes. O encontro, que será realizado em Recife (PE), está marcado para acontecer entre os dias entre 17 e 23 de julho.

Entre os participantes estarão os medalhistas da 43ª Olimpíada Brasileira de Matemática e do 2º Torneio Meninas na Matemática. O evento receberá também os vencedores da Stolimpíadas, competição organizada no ano passado pela AOBM em parceria com a fintech de soluções financeiras Stone. Além deles, um grupo de estudantes pernambucanos foi convidado pela organização da olimpíada regional de matemática para assistir às aulas.

O time de professores escalados para o evento já está fechado: são cerca de 50 docentes, todos especialistas em problemas de olimpíadas, que ministrarão aulas teóricas e de resolução de problemas. Entre as atividades haverá também simulados de provas, sessões de estudo e palestras que apresentam as diversas competições internacionais de matemática. Além das atividades acadêmicas, o encontro é uma ótima oportunidade para que os participantes troquem conhecimentos e façam amizade com outros estudantes de diversas regiões do país.

O coordenador-geral da OBM, professor Carlos Gustavo T. de A. Moreira (Gugu) destaca o futuro promissor dos estudantes que participam das Olimpíadas de Matemática e em eventos como a Semana Olímpica. “Muitos jovens matemáticos de destaque internacional são ex-olímpicos. A olimpíada serviu para descobrir já mais de uma geração de cientistas.”

A cerimônia de premiação dos medalhistas da 43ªOBM e do 2ºTM² ocorrerá no fim da tarde de sexta-feira (22) e contará com a presença de membros da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM, autoridades locais, representantes das instituições parceiras, coordenadores, alunos e professores.

Semana Olímpica 

A 25ª edição da Semana Olímpica é uma realização da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do INCT-MAT e o patrocínio da fintech de soluções financeiras Stone. A primeira edição do evento foi realizada em 1998. O evento é considerado hoje a mais importante e tradicional reunião de treinamento e confraternização da comunidade olímpica.

Confira todo o material dos eventos anteriores.

Leia também:

Saiba como foi a cerimônia de abertura da IMO 2022

Equipe brasileira embarca para disputar a 63rd International Mathematical Olympiad