DESTAQUES

Time Brasil brilha ao conquistar cinco medalhas de ouro na CIIM 2022

1 de outubro, 2022

A equipe brasileira, selecionada pela OBM, brilhou ao conquistar as cinco medalhas de ouro da 14ª Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática (CIIM) de 2022. O grande destaque da competição foi o estudante George Lucas Diniz Alencar que conquistou o ouro com a pontuação máxima da prova, 42 pontos, ficando com o 1º lugar geral da competição. O evento, realizado na cidade de Bogotá, Colômbia, foi encerrado na noite desta sexta-feira (30).

As provas foram realizadas nos dias 27 e 28 de setembro. Na disputa participaram um total de 44 estudantes do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala e México.

Resultado da equipe Brasil (OBM)

Medalha de Ouro

George Lucas Diniz Alencar, de Fortaleza (CE) – 60 pontos (pontuação máxima) – 1º lugar geral da competição

Marcelo Machado Lage, de Belo Horizonte (MG) – 58 pontos

Gabriel Ribeiro Paiva, de Fortaleza (CE) – 57 pontos

Caio Augusto de Carvalho Costa, de São José dos Campos (SP) – 52 pontos

Eduardo Ventilari Sodré, de Brasília (DF) – 52 pontos

O líder da equipe foi o professor Alan Anderson Pereira, de Maceió (AL). Além do time nacional (OBM), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e o Instituto Militar de Engenharia (IME) também enviaram representantes. Confira os resultados 

Como preparação para a competição, os estudantes selecionados pela OBM participaram de treinamentos para competições internacionais organizados pela AOBM, com o patrocínio da Giant Steps Capital.

Brasil na CIIM

Desde 2009, quando iniciou sua participação na competição, o Brasil já conquistou um total de 57 medalhas. A competição tem como objetivos incentivar o estudo da matemática e a excelência acadêmica na comunidade universitária ibero-americana, melhorando a capacidade científica através da motivação e competitividade internacional, contribuindo assim com o desenvolvimento social, cultural e econômico dos países participantes. Os competidores não devem possuir título universitário a nível de graduação (ou equivalente) e devem estar regularmente matriculados em uma universidade como estudante de graduação.

Para mais informações sobre a 14ª CIIM, visite o site oficial.

Leia também

Ibero 2022: Brasil conquista uma medalha de ouro e três de prata

Abertas as inscrições para a 3ª Competição Elon Lages Lima de Matemática 

1ª Competição Jacob Palis Júnior de Matemática está com as inscrições abertas