DESTAQUES

EGMO 2019: ouro inédito para o Brasil na Ucrânia

11 de abril, 2019

A equipe feminina de matemática conquistou uma medalha de ouro e duas de bronze na 8th European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) realizada em Kiev, na Ucrânia. A competição, que encerra amanhã (12), contou com a participação de 196 estudantes de 49 países.

A medalha de ouro foi conquistada por Mariana Bigolin Groff, de Frederico Westphalen (RS). Ela obteve 31 dos 42 pontos possíveis. Aos 17 anos, Mariana é veterana na competição. Ela participou pela terceira vez, sendo esta a primeira medalha de ouro conquistada no torneio. Nos dois anos anteriores, conseguiu a prata (2018) e o bronze (2017).

Maria Clara de Lacerda Werneck, 17 anos, do Rio de Janeiro (RJ) e Ana Beatriz Cavalcante Pires de Castro Studart, 17 anos, de Fortaleza (CE), ficaram com as medalhas de bronze com 20 e 17 pontos respectivamente. A equipe do Brasil, formada também por Bruna Arisa Shoji Nakamura, 16 anos, de Indaiatuba (SP), conquistou a 20ª colocação no quadro geral por países.

Confira os resultados

As estudantes foram lideradas por Deborah Barbosa Alves, de São Paulo (SP) e Luize D´Urso Viana, do Rio de Janeiro (RJ).

Equipe brasileira durante a cerimônia de abertura (foto: divulgação).

 

A participação brasileira na EGMO 2019 foi financiada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e as escolas onde as estudantes estudam. Esta é a terceira vez que uma equipe nacional disputa o certame, que existe há 8 anos. Na competição, o país soma até hoje, uma medalha de ouro, duas de prata, seis de bronze e uma menção honrosa.

Confira os enunciados das provas aqui.

Leia também:

Equipe feminina embarca para disputar a EGMO na Ucrânia

Equipe feminina que competirá na EGMO é anunciada