A equipe olímpica brasileira que disputará a 12ª Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática (CIIM) já foi definida. O evento, organizado pela Colômbia, ocorrerá entre os dias 20 e 28 de outubro, em versão remota.
Andrey Jhen Shan Chen, de Campinas (SP); George Lucas Diniz Alencar, do Rio de Janeiro (RJ); André Yuji Hisatsuga e Eduardo Ventilari Sodré, ambos de São Paulo (SP) foram convidados para representar o Brasil na competição. O líder da equipe será o professor Davi Lopes, de Fortaleza (CE). As provas estão previstas para os dias 22 e 23 de outubro.
Organizada desde 2009, a competição tem como objetivos incentivar o estudo da Matemática e a excelência acadêmica na comunidade universitária ibero-americana, melhorando a capacidade científica através da motivação e competitividade internacional, contribuindo assim com o desenvolvimento social, cultural e econômico dos países participantes. Cada país ou universidade pode participar inscrevendo uma equipe de até quatro estudantes e um líder. Os participantes devem ser estudantes de graduação.
Em 2019, a equipe selecionada pela OBM conquistou, por segundo ano consecutivo, a primeira posição na competição, com duas medalhas de ouro e duas de prata. O país participa do evento desde a primeira edição e soma até o momento 30 medalhas de ouro, 11 de prata e 3 de bronze.
Para mais informações sobre a 12ª CIIM, visite o site oficial.
Leia também:
26ª Olimpíada de maio será realizada em outubro
Imprensa nacional destaca resultado do Brasil na IMO 2020
Brasil é Top 10 na 61st International Mathematical Olympiad