DESTAQUES

Brasil encerra a 12ª CIIM com recorde de medalhas

26 de outubro, 2020

Na 12ª edição da Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática (CIIM), realizada online, o Brasil teve novamente um desempenho excelente com recorde de premiações. Foram um total de 27 medalhas (5 de ouro, 10 de prata e 12 de bronze). O evento foi encerrado na noite deste domingo (25).

Conheça todos os resultados

Além do time nacional, participaram as equipes olímpicas da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV/Rio), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e USP de São Carlos. Os times foram liderados por representantes de cada instituição.

Na competição, os participantes resolveram duas provas aplicadas em dois dias consecutivos com um tempo máximo de quatro horas e meia em cada dia. As provas incluíram questões dos campos da álgebra, análise real e complexa, além de combinatória, cujas pontuações somadas determinam os vencedores.

Confira os enunciados das provas

Organizada desde 2009, a competição tem como objetivos incentivar o estudo da Matemática e a excelência acadêmica na comunidade universitária ibero-americana, melhorando a capacidade científica através da motivação e competitividade internacional, contribuindo assim com o desenvolvimento social, cultural e econômico dos países participantes. Cada país ou universidade pode participar inscrevendo uma equipe de até quatro estudantes e um líder. Os participantes devem ser estudantes de graduação.

Para mais informações sobre a 12ª CIIM, visite o site oficial.

 

Leia também

Brasil é Top 10 na 61st International Mathematical Olympiad

Imprensa nacional destaca resultado do Brasil na IMO 2020

26ª Olimpíada de Maio será realizada em outubro